quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Para organizar um brevet Audax Ciclismo


Para organizar um brevet Audax Ciclismo

Juntei várias informações, escritas e recebidas, para a organização e realização de brevet Audax Ciclismo que seguem abaixo.
Algumas questões devem ser interpretadas, muitas só se descobrem praticando. As dúvidas acontecem principalmente a cada brevet que é organizado pela primeira vez por aqui, por isto estas informações são importantes e deverão servir de base para organizadores de brevets.

Os primeiros brevets ciclismo no Brasil

A questão para não é apenas organizar o brevet, mas organizar a primeira vez nesta distancia. Um brevet que sirva de base para outras organizações futuras,  que esteja o mais de acordo com o regulamento e se tenha uma primeira ideia mais precisa do que é um Brevet Audax Ciclismo.

A Filosofia da Formula Audax

Partir juntos, chegar juntos: o Audax, não é somente praticar um exercício físico de resistência, porque a fórmula exclui qualquer noção de competição. É também, e sobretudo, praticá-lo junto de maneira solidária, mais forte ajudando os outros a atingir o objetivo.

Ler o regulamento Audax Ciclismo

Onde inicia a organização do brevet?
O principio de tudo é a inclusão do brevet, data e distancia, no calendário da União dos Audax Franceses para o ano. Este calendário é elaborado no ano anterior e o primeiro calendário deve ser definido até final de maio com as provas para o ano seguinte.
Com data e distancia definidos e regulamento a ser observado, o passo mais importante para a organização é a definição e estudo do percurso. 
O percurso é a espinha dorsal do brevet.
É baseado no percurso que devem ser definidos os Pontos de Controle e as paradas intermediárias, em que locais e por quanto tempo.

Modelos de planilha de percurso:



Paradas durante um brevet Audax

São indicados na carta de rota que é divulgada antes da realização de cada brevet.Tem a função de permitir ao participante de se revitalizar e evitando que deixe o pelotão

Tipos de paradas durante o brevet 200 km:

Paradas curtas: necessárias apenas para a rápida revitalização do ciclista entre uma etapa e outra. Tempo indicado: 15 ou 20 minutos;

Paradas para refeição: Almoço, janta a café da manhã. Não pode ser inferior a 45 minutos e nem superior a 1H e 45 minutos;

O capitão de rota deverá avisar 2 minutos antes da nova largada após uma parada. Este aviso poderá ser feito com o uso de um apito. O inicio da pedalada, após uma parada, poderá ser realizado com uma média menor, até que o pelotão esteja se juntando.

Tempo de abertura e fechamento do PC

O PC realizado em uma parada, durante um brevet Audax, fica aberto apenas durante o tempo determinado para esta parada.
Os ciclistas que chegarem atrasados a este ponto, tem apenas o tempo até a nova largada do pelotão para carimbar o passaporte, e seguir pedalando o brevet.

Desta forma as paradas podem ser vistas de três maneiras:
Quem está no pelotão, como uma oportunidade de descanso e reabastecimento;
Quem está pouco atrasado, como a oportunidade de voltar a se juntar ao pelotão;
Quem está muito atrasado, e não consegue chegar no PC antes do tempo final, como a fim da oportunidade de brevetar.

Carro Batedor para pelotão

 Os brevets Audax UAF, pedalados em grupo oferecem mais segurança ao ciclista participante:
Por motivos óbvios de se estar sempre em grupo, porque um grupo é mais visível que um ciclista individual, mas também porque cada grupo será seguido por um veiculo, (carro, moto, caminhão) devidamente sinalizado que servirá de segurança para os participante.

Conforme as características de cada brevet, ou trecho do percurso, poderemos ter:
- um veiculo a frente do pelotão servindo para segurar o transito, sinalizar;
- um veiculo atrás do pelotão;

Somente veículos autorizados pela organização podem acompanhar o andamento dos ciclistas. Veículos de equipe, familiares e outros, não são autorizados.

Os veículos da organização não serão utilizados para o transporte de equipamentos dos ciclistas participantes, a não ser quando existir veiculo exclusivo para realizar esta função, ou de acordo com as deliberações do organizador.

A utilização de veiculo da organização acompanhando o pelotão, não é exigência do regulamento.No Paris Brest Paris Audax o pelotão é acompanhado por caminhão que tem inclusive oficina mecânica para conserto das bicicletas

Pelotão Audax

O Pelotão, ou melhor, grupo de ciclistas que pedalam um Audax, será formado exclusivamente pelo conjunto dos ciclistas inscritos para o brevet.
Não existe necessidade do ciclista formar um grupo para poder participar, ou realizar a inscrição no Audax. O grupo será formado de forma aleatória pelos ciclistas inscritos.
Não existe distinção de tipo de bicicletas, idade, sexo ou clube do participante em um pelotão Audax.

Tamanho do pelotão:

Para ser homologado um pelotão, ou brevet Audax, ele deverá ter no mínimo 4 ciclistas na largada e 3 na chegada.
A quantidade de ciclistas em cada pelotão será definida pelo organizador do brevet.
Não é aconselhado a formação de um pelotão com um numero muito grande de participantes, geralmente não mais do que 40 ciclistas.
Nos casos dos brevets do Santa Ciclismo
A quantidade de ciclistas inscritos será determinante para a definição do numero de pelotões e de ciclistas em cada pelotão;
Os 20 primeiros ciclistas inscritos farão parte do primeiro pelotão;
A partir de 25 inscritos surge a possibilidade de formação de um segundo pelotão;
A partir de 50 inscritos surge a possibilidade de formação de um terceiro pelotão;
Um ciclista não pode realizar a troca de pelotão, nem pedalar junto a outro pelotão do brevet, sob pena de perda de direito a homologação do seu brevet.

Formação

A ilustração na postagem demonstra a formação correta de um pelotão Audax
( Imagem extraída do arquivo Pilote do site UAF)



Circulação correta em fila dupla, ou sob comando em uma fila única
Manter espaço suficiente entre um ciclista e outro.
Pedalar o mais a direita possível.

Tempo entre um pelotão e outro

O indicado é cada pelotão largar a cada 5 minutos. A fim de viabilizar a estrutura dos PCs o brevet, em caso de mais de um pelotão, poderá ter uma largara a cada 15 minutos.
Um pelotão não pode chegar antes do horário definido para alguma parada.


Os pré requisitos para organizar um Brevet Ciclismo da UAF aqui no Brasil
Incluir o brevet no calendário.
O primeiro brevet deve contar com a participação, ser guiado, por um Capitão de Rota experiente, e se possível que o organizador tenha participado de um brevet na modalidade;
O organizador novo deve organizar primeiro uma prova menor, brevet de 100 ou 150km para brevets de ciclismo para depois de “mostrar competência” organizar um brevet maior de 200km ciclismo no calendário do ano seguinte.
Ver comentários abaixo:
 As provas de 100 e 150 km Ciclismo são consideradas para iniciantes e o brevet de base é considerado o de 200 km. Não é necessário ter concluído o brevet anterior para participar de um Audax Ciclismo, assim o participante pode pedalar um brevet de 300 km sem nunca ter participado de um audax. É claro que é recomendado iniciar nos brevets menores, até para saber se adaptar a Formula Audax.

 Para os brevets de 100 e 150 km ciclismo, o representante UAF Brasil, pode incluir no calendário eventos durante o ano, para os demais deve avisar a UAF com o máximo de antecedência e preferencialmente incluir no calendário no ano anterior.

O calendário inicia em novembro e termina no final de outubro e as datas definitivas devem ser enviadas em setembro- Até o final de junho, devo enviar uma previsão dos brevets/datas para o ano seguinte, até setembro estas datas precisam ser confirmadas, ou alteradas.

Brevets Audax Jovens e outras conquistas

Leia os diversos regulamentos e veja também as possibilidades de Audax Jovens e as possibilidades de premiações Audax Completos e Super Audax Completos.


Prestar a atenção que o calendário dos brevets Audax Jovens iniciam no dia 01 de janeiro e terminam no dia 31 de dezembro do ano.

Medalha UAF

Existem, mas até hoje não recebi nenhuma. Mesmo sem as premiações vindas da França, as homologações e os títulos são válidos. Medalhas exclusivas e especificas serão criadas também aqui no Brasil.

Para estudar e entender

Calendário:

Blog com informações, relatos, homologações, dicas etc:

Divulgação no Facebook Grupo Audaxbresil

No Brasil existe certa confusão sobre o que é Audax, principalmente em relação aos brevets de ciclismo. Indico a leitura destes textos:


Site da União dos Audax Franceses que é a responsável pela criação e homologação dos brevets Audax.

Um pouco de História e Filosofia Audax

Duvidas


Definições sobre brevets Audax Ciclismo

O que é a homologação!

É o registro dos resultados na União dos Audax Franceses (UAF) que é o clube que criou e é responsável pelos brevets Audax.

O que é brevet!

São estágios de qualificação que levam a uma opção de premiação ou participação de evento maior. No caso dos brevets da UAF, não é obrigatório ter participado do brevet anterior para participar de um evento maior, mas somente a conclusão de um brevet da direito a homologação que é pré requisito para premiações maiores como por exemplo o premio de Águia de Bronze Ciclismo- medalha para o ciclista que concluir os brevets da série até 1000km (200,300,400,600 e 1000km) sem limite de tempo para sua realização

Audax

O Audax define-se como uma prova de regularidade e de resistência, a andamento imposto conduzido e controlado por Capitães de Rota que controlam a velocidade do grupo. Esta, entre dois controles é de 20,22,5 ou 25 km/h de acordo com o perfil do percurso (média horária anunciada com antecedência) para os ciclistas;
de 6 a 6,5 km/h para os caminhantes;
de um mínimo de 1,714 km/h para nadadores;
de 7 km/h para os remadores e de cerca de 9 km/h para esquiadores de fundo.

Passaporte

Cada participante do brevet Audax, receberá um passaporte que é o documento oficial do evento. Este passaporte deverá ser carimbado antes da largada e nos PCs. Deverá  ser entregue a organização logo após a chegada. Posteriormente será devolvido ao participante depois de ser homologado.
Este passaporte é o comprovante que o participante passou em cada PC e que completou a distancia do evento. A perda deste passaporte significa a desclassificação do participante e a não homologação do seu tempo.

Ver mais informações sobre passaporte Audax:



Capitão de rota nos brevets Audax

Os brevets audax de ciclismo, são guiados pro um Capitão de Rota.
Zelam por manter um andamento mais regular possível, é, por conseguinte é proibido ultrapassá-lo. Estes capitães de rota são encarregados de zelar pelo bom desenrolar do brevet, pela segurança de todos, e pelo respeito dos horários. São habilitados para tomar todas as decisões neste sentido.
Um capitão de rota vai na dianteira do pelotão controlando o andamento. Outro capitão pode ir à retaguarda para orientar os ciclistas e dar avisos ao capitão de rota que está na frente;
O uso de apitos para avisos sonoros entre os capitães de rota é indicado;
O capitão de rota pode utilizar o apito para indicar perigos na estrada e alertar os ciclistas;
O uso de rádios de comunicação é permitido.
O andamento do pelotão a descer, deve ser mais veloz. O andamento do pelotão, a subir, deve ser mais lento. O objetivo é andar o mais próximo da média de 22,5 km/h, mas não é necessário pedalar sempre nesta velocidade. O responsável por controlar o ritmo de pedalada é o capitão de rota, sempre.
Atrasos do pelotão são possíveis, mas adiantamentos não são permitidos;
Os tempos de parada podem ser alterados, por exemplo, por atraso para o almoço ser servido, mas é importante que o tempo máximo de parada e o tempo total do brevets não sejam ultrapassados.
O objetivo do Audax não é ser um mega evento, mas ser uma pedalada segura.

Nos brevets AUDAX os Capitães de Rota estarão identificados com o uso de um colete refletivo amarelo.
Não é atribuição do capitão de rota:
Prestar ajuda para participante cansado;
Fornecer água, alimentação ou equipamento para os participantes.
Estas são responsabilidades individuais de cada participante e podem contar com a solidariedade dos demais.

O Capitão de Rota deve estar preocupado em seguir as informações da Carta de Rota.
Pedalar no percurso correto;
Manter a média de 22,5 km/h, ou o mais próximo desta, a fim de chegar no horário determinado em cada local assinalado;
Zelar pela segurança do pelotão indicando sempre que necessário a atenção em locais de perigo, se for preciso indicando o andamento do pelotão em fila única;
Zelar pelo respeito a legislação de transito;
Zelar pelo respeito dos horários e pela disciplina do grupo.
Tomar outras decisões que possam ser necessárias.

É atribuição de todo o participante Audax

Todo o participante também é responsável pela segurança do grupo;
Respeitar as ordens e comandos do capitão de rota;
Auxiliar o capitão de rota;
Passar adiante as suas orientações;
Avisar sempre que possível a existência de algum risco aos demais participantes, mesmo que não visto pelo capitão de rota.
Auxiliar a respeitar os companheiros de grupo;

Itens obrigatórios
Consultar regulamento e informações antes de cada brevet

No caso de um brevet de 200 km
Será obrigatório o uso de:
- colete refletivo;
- farol fixado no guidão da bicicleta;
- pisca traseiro de cor vermelho em funcionamento.
O uso de capacete é obrigatório durante todo o percurso.

O uso de roupas coloridas é recomendado.

Outras dicas para ciclistas:

 Aqueça antes de largar e fique atento. Logo no inicio andaremos a 22,5 km/h, ou pouco mais.
Pedale atento e não esqueça que estará pedalando em grupo.
Respeite as orientações do Capitão de Rota;
Sinalize a existência de obstáculos na pista;
Não fique a menos de 1 metro do ciclista da frente;
Evite deixar uma distancia muito grande em relação ao ciclista da frente;
Ajude os companheiros menos experientes;
Peça orientação se for preciso.
Fique atento ao tempo de parada, 15 minutos, e preste a atenção no aviso do reinicio da pedalada.
Não esqueça de ser auto-suficiente, leve água e repositor energético

Para homologar um brevet

O organizador, logo após a realização do brevet, deverá enviar o arquivo específico devidamente preenchido para ser enviado a UAF. (também para arquivamento, divulgação).

 Arquivo para homologação

Modelo enviado  por e-mail ao organizador para posterior retorno

 Numeração dos brevets:


Exemplo: Clube: Audax Clube do Planalto - Oswaldo de Oliveira Nunes
local: Brasilia, DF, Brasil
Data: 15-05-2011
Distância: 150 km
Número do brevet: BR 4 2011 C 150
 Atenção= para os brevets Audax de caminhada a homologaçõe recebe um numero colocado pela UAF e apenas os brevets de 100km, ou mais recebem uma numeração.

Apresentação dos resultados:


Não precisa colocar o tempo, porque o tempo já estava previamente definido e mesmo que alguns chegaram mais atrasados, antes do tempo limite= ver tempo limite para brevet- média 15 km/H- todos são brevetados igualmente e não existe distinção- na teoria todos chegaram juntos

Divulgação
A divulgação do brevet, mesmo que seja um brevet com número de participantes limitado, deve ser feita a nível nacional. E constar no calendário nacional de brevets do site audaxbresil.com.br

Sugestões:
Um brevet pode ser organizado de maneira simples, mas deve estar sempre de acordo com o regulamento;
Fazer parada em locais onde seja possível encontrar WC e algo para comprar- ex restaurante, ou loja de conveniência.
Percurso pode ter trechos urbanos;
A Formula Audax permite a realização de percurso com vários retornos e "pernas", sem necessariamente a confecção de um mapa impresso.
O andamento em grupo, aumenta a segurança, mas também a necessidade de consciência para evitar andamento lado a lado e também contato com os demais ciclistas.
Distribuir planilha impressa do percurso aos participantes;
Premiação, medalha e certificado, logo após a chegada;
Cobrar a inscrição em valor moderado, suficiente para cobrir custos. No caso de brevets mais longos os custos de pernoite e alimentação podem estar inclusos no valor da inscrição;
Limitar o numero de participantes- facilita a organização, da mais segurança para andamento em trechos sem acostamento ou urbanos, ainda reduz o trabalho de organização.

Regras UAF x ACP
A dinâmica UAF é diferente, com muito mais segurança e mais fácil de controlar o andamento e planejar a prova. Dependendo o número de participantes o andamento é controlado basicamente pelos Capitães de Rota.
As desvantagens são:
- grupo maior de ciclistas andando juntos, se os participantes não estão bem orientados, pode causar mais transtorno no transito do que vários ciclistas espalhados;
- dificuldade para fazer os participantes entenderem a Formula Audax ( no ciclismo pois na caminhada é bem mais fácil);
O número de participantes pode ser limitado se for preciso;
O tamanho do pelotão também é limitado.


Os custos do brevet são:
Homologação: 1 euro por pessoa que concluir a prova.
Passaporte=R$0,15 cada, mas existe opção de criar/imprimir o próprio passaporte para registro das passagens dos participantes.
Seguro de acidentes pessoais, existem opções, R$1,50, ou mais, por pessoa por dia. O organizador pode fazer via site da seguradora. É preciso realizar contato e cadastro antecipado com a seguradora.
Água, frutas, alguma barra de cereal que o organizador coloque a disposição dos participantes em alguma parada.
Outros custos, ex combustível, para algum carro com alguém que vá fazer o PC...
Custo da medalha, o organizador poderá comprar um modelo pronto, mandar fazer onde preferir.
Nos brevets ciclismo que organizo encomendei molde (com custo) na rematrofeus.com.br e o custo de cada medalha sai aproximadamente R$4,50
Impressão de certificado, não é obrigatório, mas é uma boa lembrança do brevet. Sempre encomendo a impressão em uma gráfica expressa e o custo é entre R$1,50 e 2,00 cada unidade.
Custos de pernoite a alimentação em brevets de maior distancia.

Fica a frase:

Valores do Audax ( arquivo Pilote do site UAF)

O verdadeiro valor dos brevets Audax é bem preparar fisicamente e moralmente os participantes, a uma Endurance, e a uma regularidade no esforço que fará deles perfeitos ciclistas que poderão tornar-se grandes viajantes
( Bernard Déon- Lê Petit Livre Jaune des Audax-1974).


Dúvidas ou interesse em organização entre em contato.

Luiz M. Faccin
Representante UAF para o Brasil
Julho 2012

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