quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Para organizar um brevet Audax Caminhada


Para organizar um brevet Audax Caminhada


Atendendo a pedidos e também recebendo sugestões, juntei várias informações, escritas e recebidas, para a organização e realização de brevet Audax Caminhada Seguem abaixo.
Esta modalidade é recente no Brasil e estamos ainda aprendendo. Os regulamentos são simples, algumas questões devem ser interpretadas, muitas só se descobrem praticando. Estas são as primeiras regras de organização, muitas vezes foi necessário questionar por e-mail para obter explicação e posição da UAF.  As dúvidas acontecem principalmente a cada brevet que é organizado pela primeira vez por aqui, por isto estas informações são importantes e deverão servir de base para  organizadores de brevets.

Os primeiros brevets caminhada no Brasil

A questão para não é apenas organizar o brevet de caminhada 50 ou 100 km, mas organizar um brevet pela primeira vez nesta distancia e que sirva de base para outras organizações futuras. Em brevet teremos outros brevets e outros organizadores. Estudo muito, o que é, como deve ser  feito o brevet, para que esteja o mais de acordo com o regulamento e se tenha uma primeira ideia mais precisa do que é um Brevet Audax Caminhada.
Vejamos o que diz um pouquinho da história do Audax Caminhada.  O que pensava o criador dos Audax Franceses com a criação do audax caminhada?
Pensava assim relançar o turismo pedestre em uma prova que não permitia classificação, mas que um valor moral correto, saudável e esportivo, no mais puro amadorismo, com o objetivo de fornecer a cada esportista o meio de exprimir o seu valor físico praticando ao mesmo tempo o turismo no meio da natureza.
Deste pensamento e das experiências realizadas na época surgiu o regulamento que serve de base para a organização:

Ler o regulamento!

Descobri que o regulamento criado em 1904 pouco mudou até os dias de hoje. Isto significa que a idéia original do Audax Caminhada não deve ser diferente nos dias de hoje.
O primeiro brevet oficial caminhada teve a distancia de 100 km e isto tornou este brevet especial. Voltamos à história:
Henri Desgrange desejava estipular a distancia desta prova em 100 km, mas esta distancia pareceu enorme a muitos esportistas que duvidaram que pudesse ser percorrida esta distancia em 24 horas.
...os brevets preparatórios foram realizados nas distancias de 25 e 50 km comprovados com uma insígnia especial. Em 1966 estas distancias foram transformadas em brevet Audax Marcha verdadeiramente e pode-se fazer antes de participar do brevet de 100 km que é a única que dá direito ao titulo de Audax Pedestre numerado desde a sua origem.
Somente após caminharmos um brevet de 100 km seremos considerados verdadeiros Audax Marche,  assim não podemos pensar em participar ou organizar apenas os brevets menores que são preparatórios.
Onde inicia a organização do brevet?
O principio de tudo é a inclusão do brevet, data e distancia, no calendário da União dos Audax Franceses para o ano. Este calendário é elaborado no ano anterior e o primeiro calendário deve ser definido até final de maio para o ano seguinte.
Com data e distancia definidos e regulamento a ser observado,  o passo mais importante para a organização é a definição e estudo do percurso. 
O percurso é a espinha dorsal do brevet.
É baseado no percurso que devem ser definidos os Pontos de Controle e as paradas intermediárias,  em que locais e por quanto tempo.

Modelo de planilha de percurso:

Os pré requisitos para organizar um Brevet Caminhada da UAF aqui no Brasil
1-   Incluir o brevet no calendário.
2-   O primeiro brevet deve contar com a participação, ser guiado, por um Capitão de Rota experiente, e se possível que o organizador tenha participado de um brevet na modalidade;
3-   O organizador novo deve organizar primeiro uma prova menor, brevet de 25 e 50km para caminhada (100 ou 150km para brevets de ciclismo) para depois de “mostrar competência” organizar um brevet maior, 75, 100km ( de 200km ciclismo no calendário do ano seguinte).
4-   ( ver comentários mais abaixo!)

 As provas de 25, 50 e 75km Caminhada são consideradas para iniciantes e o brevet de base de Caminhada é considerado o de 100km. Não é necessário ter concluído o brevet anterior para participar de um Audax Caminhada, assim o participante pode caminhar um brevet de 100km sem nunca ter participado de um audax. É claro que é recomendado iniciar nos brevets menores, até para saber se gosta deste tipo de desafio.

 Os brevets de 100 e 150km ciclismo, 25, 50 e 75 km caminhada, o representante UAF Brasil,  pode incluir no calendário eventos  durante o ano, as demais deve avisar a UAF com o máximo de antecedência e preferencialmente incluir no calendário no ano anterior.

Em 2010 quando estive na França assinamos um acordo entre a UAF, representada por seu presidente Bruno Danielzik, e Audax Bresil ( União dos Audax Brasileiros) representada por Luiz Maganini Faccin, que define formalmente algumas regras mais restritas a divulgação da modalidade, uso do nome Audax, zelo pelo regulamento essas coisas nas modalidades de Ciclismo, Marche ( caminhada), Remo e Natação.

O calendário inicia em novembro e termina no final de outubro e as datas definitivas devem ser enviadas em setembro- Até o final de junho, devo enviar uma previsão dos brevets/datas para o  ano seguinte ( apenas para os brevets de Ciclismo), até setembro estas datas precisam ser confirmadas, ou alteradas.

Eventos de caminhada alem dos brevets

Leia os diversos regulamentos e veja também as possibilidades de Fleches e Estrelas Audax Marcha e as possibilidades de premiações Audax Completos e Super Audax Completos.
Visite a pagina especifica:


Medalha UAF
Existem, mas até hoje não recebi nenhuma. Mesmo sem as premiações vindas da França, as homologações e os títulos são válidos. Medalhas exclusivas e especificas serão criadas também aqui no Brasil, já existe uma medalha exclusiva para brevets Audax Caminhada de 100, 125 e 150km.

Para estudar e entender
Calendário:

Blog com informações, relatos, homologações, dicas etc:

Divulgação no Facebook Grupo Audaxbresil

No Brasil existe certa confusão sobre o que é Audax, principalmente em relação aos brevets de ciclismo. Indico a leitura destes textos:


História Audax Marcha= caminhada

Site da União dos Audax Franceses que é a responsável pela criação e homologação dos brevets Audax.

Definições sobre brevets Audax Caminhada

O que é a homologação!
É o registro dos resultados na União dos Audax Franceses (UAF) que é o clube que criou e é responsável pelos brevets Audax.

O que é brevet!
São estágios de qualificação que levam a uma opção de premiação ou participação de evento maior. No caso dos brevets da UAF, não é obrigatório ter participado do brevet anterior para participar de um evento maior, por exemplo do brevet caminhada de 50 km, mas somente a conclusão de um brevet da direito a homologação que é pré requisito para premiações maiores como por exemplo o premio de Águia de Bronze Marcha- medalha para o caminhante que concluir os brevets seguintes : 4 x 25 km, 3 x 50 km, 2 x 75 km e 1 x 100 km

O que é Audax Marcha
Audax não é competição, mas uma prova de regularidade, uma caminhada de longa distancia em grupo a um ritmo imposto de 6 km/h descontado as paradas ( 5 km/h no tempo geral).
Audax é antes de tudo uma prova de resistência para melhorar a saúde, um passeio para aqueles um pouco mais experientes. O objetivo é o de largar em grupo e chegar nas mesmas condições.
Audax é uma oportunidade de eliminar o stress, de conhecer novos lugares e de fazer amigos.
A origem dos brevets Audax Caminhada foram as experiências dos brevets Audax Ciclismo que são realizados na França desde 1904.

Audax
O Audax define-se como uma prova de regularidade e de resistência, a andamento imposto conduzido e controlado por capitães de estrada que controlam a velocidade do grupo. Esta, entre dois controles é de 20,22,5 ou 25 km/h de acordo com o perfil do percurso (média horária anunciada com antecedência) para os ciclistas;
de 6 a 6,5 km/h para os caminhantes;
de um mínimo de 1,714 km/h para nadadores;
de 7 km/h para os remadores e de cerca de 9 km/h para esquiadores de fundo.

Passaporte
Cada participante do brevet Audax, da mesma maneira que nos brevets de ciclismo, receberá um passaporte que é o documento oficial do evento. Este passaporte deverá ser carimbado antes da largada e nos PCs. Deverá  ser entregue a organização logo após a chegada. Posteriormente será devolvido ao participante depois de ser homologado.
Este passaporte é o comprovante que o participante passou em cada PC e que completou a distancia do evento. A perda deste passaporte significa a desclassificação do participante e a não homologação do seu tempo. Nos brevets de 25 km de caminhada, quando todos os participantes caminham juntos este passaporte se torna quase inútil, mas é o que consta na organização e o seu uso é importante para o participante já ir se acostumando com a idéia do seu uso, que será bem mais necessário nos brevets de mais distancia, ou de outras modalidades.
Ver mais informações sobre passaporte Audax:

Capitão de rota nos brevets Audax Caminhada 
Quem já participou dos brevets ciclismo, já sabe, mas nunca é demais lembrar.
Os brevets audax de caminhada, assim como os de ciclismo, são guiados pro um Capitão de Rota.
Os pelotões são coordenados por responsáveis nomeados CAPITÃO de Rota. Zelam por manter um andamento mais regular possível, é por conseguinte é proibido ultrapassá-lo. Estes capitães de rota são encarregados de zelar pelo bom desenrolar do brevet, pela segurança de todos, e pelo respeito dos horários. São habilitados para tomar todas as decisões neste sentido.

Nos brevets AUDAX os Capitães de Rota estarão identificados com o uso de um colete refletivo amarelo.
Não é atribuição do capitão de rota:
Prestar ajuda para participante cansado;
Fornecer água, alimentação ou equipamento para os participantes.
Estas são responsabilidades individuais de cada participante e podem contar com a solidariedade dos demais.

O Capitão de Rota deve estar preocupado em seguir as informações da Carta de Rota.
Caminhar no percurso correto;
Manter a média de 6 km/h, ou o mais próximo desta, a fim de chegar no horário determinado em cada local assinalado;
Zelar pela segurança do pelotão indicando sempre que necessário a atenção em locais de perigo, se for preciso indicando o andamento do pelotão em fila única;
Zelar pelo respeito a legislação de transito;
Zelar pelo respeito dos horários e pela disciplina do grupo.
Tomar outras decisões que possam ser necessárias.

É atribuição de todo o participante Audax

Todo o participante também é responsável pela segurança do grupo;
Respeitar as ordens e comandos do capitão de rota;
Auxiliar o capitão de rota;
Passar adiante as suas orientações;
Avisar sempre que possível a existência de algum risco aos demais participantes, mesmo que não visto pelo capitão de rota.
Auxiliar a respeitar os companheiros de grupo;

Para homologar um brevet
O organizador, logo após a realização do brevet, deverá enviar o arquivo específico devidamente preenchido para ser enviado a UAF. (também para arquivamento, divulgação).

Divulgação
A divulgação do brevet, mesmo que seja um brevet com número de participantes limitado, deve ser feita a nível nacional. E constar no calendário nacional de brevets do site audaxbresil.com.br (fora do ar)

Sugestões:
Um brevet pode ser organizado de maneira simples, mas deve estar sempre de acordo com o regulamento;
Caminhada cruzar por pontos turísticos é uma boa opção;
Para os brevets de 25km, que geralmente contam com a participação maior de iniciantes, é bom observar um percurso com poucas subidas;
Fazer parada em locais onde seja possível encontrar WC e algo para comprar- ex restaurante, ou shopping. Percurso pode ser urbano;
Premiação, medalha e certificado, logo após a chegada
Cobrar a inscrição em valor moderado, suficiente para cobrir custos;
Limitar o numero de participantes- facilita a organização, da mais segurança para andamento nas ruas e calçadas, e reduz o trabalho de organização.

Os custos do brevet são:
Homologação: 1 euro por pessoa que concluir a prova.
Passaporte=R$0,25 cada, mas existe opção de criar/imprimir o próprio passaporte para registro das passagens dos participantes.
Seguro de acidentes pessoais- nem sempre estamos fazendo para os brevets de caminhada, mas tem opção, R$1,50, ou mais, por pessoa por dia. O organizador pode fazer via site da seguradora. É preciso realizar contato e cadastro antecipado com a seguradora. Recomendo seguro para todos os brevets de ciclismo.
Água, frutas, alguma barra de cereal que o organizador coloque a disposição dos participantes em alguma parada.
Outros custos, ex combustível, para algum carro com alguém que vá fazer o PC...
Custo da medalha, o organizador poderá comprar um modelo pronto, mandar fazer onde preferir.
Nos brevets ciclismo que organizo encomendei molde (com custo) na rematrofeus.com.br e o custo de cada medalha sai aproximadamente R$4,50
Impressão de certificado, não é obrigatório, mas é uma boa lembrança do brevet. Sempre encomendo a impressão em uma gráfica expressa e o custo é entre R$1,50 e 2,00 cada unidade.

Dúvidas ou interesse em organização entre em contato.

Luiz M. Faccin
Representante UAF para o Brasil
Julho 2012

Nenhum comentário: