quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Historia Brevet Audax Marcha( caminhada)


Historia Brevet Audax Marcha( caminhada)

      Diante do sucesso atingido pela realização do primeiro brevet Audax Ciclismo, 3 de abril de 1904, Henri Desgrange, que havia criado os Audax Franceses, pensou imediatamente em aplicar esta formula desportiva a marcha ( caminhada).
Pensava assim relançar o turismo pedestre em uma prova que não permitia classificação, mas que um valor moral correto, saudável e esportivo, no mais puro amadorismo, com o objetivo de fornecer a cada esportista o meio de exprimir o seu valor físico praticando ao mesmo tempo o turismo no meio da natureza. Henri Desgrange desejava estipular a distancia desta prova em 100 km, mas esta distancia pareceu enorme a muitos esportistas que duvidaram que pudesse ser percorrida esta distancia em 24 horas.
    Devido a isto foi decidido fazer um ensaio prévio e um colaborador do Jornal Auto, Luis Maertens, se ofereceu para este ensaio com mais dois de seus amigos. No mês de maio de 1904, Maertens e um de seus amigos conseguiram fazer os 100 km em 21 horas. O outro companheiro se resignou e abandonou o desafio no km 80 devido as feridas nos pés. Assim a prova foi realizada, sem nenhuma preparação especial, que foi o caso dos três precursores, e podia se ter êxito em caminhar por 100 km. Imediatamente a data do primeiro brevet oficial do Audax Marcha foi fixada para o dia 26 de junho de 1904 sobre uma distancia de 100 km a realizar se em menos de 21 horas. O percurso com saída na Porte Maillot passava por Ville-D’avray, Versailles, Rocquencourt, Marly, Saint-Cermain, Conflans, Eragny, Pontoise, Auvers, L'Isle-Adam, Méry, Saint-Leu, Eaubonne, Epinay, Porte Champerret.
    Após três saídas preparatórias realizadas nas distancias de 40, 50 e 70 km, dos 96 candidatos que se inscreveram, 72 se apresentaram ao local de largada. Este sucesso inesperado foi coroado com a chegada de 64 caminhantes que concluíram no prazo. Agrupados atrás os Capitães de Rota Boulard e Foureau, que haviam sido escolhidos entre os participantes experientes desejosos de conduzir o primeiro brevet oficial dos Audax Pedestre.
Cada recém chegado recebeu um diploma que atestou o seu desempenho e teve direito a usar uma insígnia do Audax Francês esmaltado na cor azul para os pedestres. Para satisfazer os numerosos pedidos, uma segunda saídafoi realizada no dia 25 de setembro de 1904 e dos 76 participantes, 72 conquistaram a insígnia do Audax. No ano de 1906, três provas foram realizadas: a primeira no dia 26 de março com 30 participantes e 30 vitoriósos, a segunda dia 04 de junho com 30 participantes e somente 22 que chegaram, o calor impediu alguns participantes de continuar e por ultimo no dia 08 de outubro com 23 participantes e 22 que concluíram. Este ultimo brevet foi organizado pela primeira vez pelo Clube Audax da França, sociedade fundada no final do mês de agosto e a quem o inventor, Henri Desgrange havia confiado a direção técnica, os treinos e a organização dos brevets pedestre. O Audax Clube da França devia assegurar a continuidade destes brevets até 1961. No ano de 1905 varias províncias a exemplo de Paris, haviam realizado os brevets, especialmente Toulouse e Nice.
Em 1906 decidiu se que a frequência dos brevets em Paris seria de dois por ano, em junho e em setembro, isto a fim de respeitar certa regularidade na realização dos brevets. Em 1907, incentivado pelo sucesso dos brevets oficiais e com o conselho de caminhantes particularmente qualificados, pensou-se em organizar um brevet em uma distancia maior, a intenção dos caminhantes já titulares do titulo de Audax: seria o brevet maior do Audax Caminhada. A distancia seria de 150 km a percorrer em menos de 24 horas com andamento médio de 7 km/h.
Nos dias 28 e 29 de setembro de 1907, sobre o percurso seguinte:Porte Maillot, Bezon, Le Pecq, Saint-Germain, Orgeval, Flins, Epône. Mantes, Rolleboise, Preneuse, La Roche-Guyon, Vétheuil, Limay, Issou, Meulan, Vaux, Triel, Saint-Germain, Marly-le-Roy, Rocquencourt, Versailles, Ville-d'Avray, port de Saint-Cloud. Dezesseis caminhantes partiram, mas a chuva persistente e as trovoadas colocaram a prova a sua coragem. A resistência pouco comum de quatro dos participantes lhes permitiu de terminar este desafio em 25h e 15 minutos. Foram eles: Bontron, Deschamps, Drussy et Poincelet.
    Nos anos seguintes os brevets de 100 km foram realizados regularmente com a condução do incansável Poincelet que em 1912 conquistou a seu décimo segundo brevet oficial. Em 1913 , seguindo os numerosos pedidos de brevets pelos titulares dos  de 100 km, o Audax Clube da França organiza um novo desafio entre Paris e Rouen, com uma distancia de 131 km a percorrer em menos de 24 horas. No dia de pentecostes, 21 partiram e 19 completaram o percurso em 23h e 45 minutos, sempre sobre a direção de Poincelet que tomou a iniciativa desta organização. Após a organização do brevet de 100 km do dia 24 de maio, o ano de 1914 teve a organização do segundo Paris Rouen no dia 31 de maio sendo que 22 caminhantes estavam na largada e 18 na chegada com 23h e 27 minutos. A organização mais importante foi preparada para o dia 15 de agosto ( data comemorativa na França) com o percurso de 150 km de Paris a Troyes. Infelizmente o inicio da Grande Guerra no inico do mês de agosto de 1914 tornou impossível realizar a prova que teve que ser cancelada. Contra tudo, em 1915, brevets foram organizados e fizeram parte jovens que ainda não haviam participado. O terceiro Paris Rouen foi organizado e pensou se em fazer o brevet de 150 km que não pode ser organizado no ano anterior. Troyes se encontrava na zona de guerra e eles deveriam encontrar um novo percurso. Foi realizado de Paris a Bernay passando por Nantes, Evreux, Conches e Beaumont-le-Roger, sendo 150 km à efetuar em menos de 28 horas com prazo suplementar de 2 horas. A prova se desenvolve em baixo de chuvae dos 14 participantes, nove chegam em grupo em 27h e 53 minutos, em seguida dois outros caminhantes completam em 28h e 48 minutos, ou seja, 11 brevetados se bem que o mal tempo não facilitou a realização desta performance.
Apesar do sucesso a atividade do Audax caminhada se atrasa e deveria nunca mais retornar ao mesmo ritmo após o fim da guerra, contudo dois brevets foram organizados regularmente todos os anos, bem como o Paris Rouen e de dois em dois anos se acrescente o brevet Paris- Bernay que se tornou um percurso clássico.
No final de 1929 haviam chegado aos seguintes números: 1829 brevetados de 100 km, 168 brevetados em paris Rouen, 72 brevetados de Paris Bernay, 16 brevetados do brevet Audax feminino de 50 km em menos de 12 horas criado em 1924 para as senhoras que não queriam mais participar das provas de quilometragem superior. O Clube Audax da França e seus sacrificados capitães de rota continuaram a organizar os brevets durante a Segunda Grande Guerra, sempre com a ajuda do Jornal Auto e após a guerra pelo Jornal L’Equipe que o substituiu. Em 1961 a morte do ultimo dos grandes Capitães de Rota da ACF ( Audax Clube da França) , Raymond Viala a União dos Audax Franceses (UAF) segue organizando os brevets Marcha. Nesta data sob a condução dos Capitães de Rota, Alazet, Borba e Rousseau, os brevets preparatórios foram realizadas nas distancias de 25 e 50 km comprovados com uma insígnia especial. Em 1966 estas distancias são transformadas em brevet Audax Marcha verdadeiramente e pode-se fazer antes de participar do brevet de 100 km que é a única que dá direito ao titulo de Audax Pedestre numerado desde a sua origem. Do mesmo modo Paris Rouen e Paris Bernay tornaram se brevets de realização regular e também sobre a forma de andamento mais ou menos livre ( Obs: entenda-se como um brevet permanente, mais fácil de entender como o funcionamento do Caminho de Santiago de Compostela).
No final de 1968 os brevets foram confiados a um jovem caminhante, Jean Loius Mouchet que se ocupa da função de capitão de Rota e de organizador com toda a força de sua juventude. Sob sua impulsão os brevets caminhada da UAF. Em 1968 os brevets de Audax Pedestre da UAF tem uma renovação pois entre 68 e 71 o efetivo de participantes triplicam. Infelizmente Jean Loius Mouchet morreu acidentalmente co 23 anos de idade. Mais este fim brutal não colocou um freio no sucesso dos brevets Marcha dos Auax. Jean Louis Mouchet lançou o movimento, rendemos a ele esta homenagem e o sucesso não pode ser mais desmentido dado que o numero de participantes aumenta a cada ano. No final do inverno de 1972- 1973, 4247 brevets de homologação de Audax Marcha de 100 km foram emitidos desde a sua criação em 1904.
B. D. Fevereiro de 1974.
Traduzido por Luiz M. Faccin, junho de 2011.

Primeiro brevet Audax marcha na América Latina foi organizado em Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, no dia 01 de maio de 2011.
No dia 26 de junho de 2011 foi a vez os brevets de 25 e 50 km com respectivas largadas em Passo do Sobrado e vale Verde, RS, Brasil

Definição:
O Audax define-se como uma prova de regularidade e de resistência, à andamento imposto conduzido e controlado por capitães de estrada que controlam a velocidade do grupo. Esta, entre dois controles é de 20,22,5 ou 25 km/h de acordo com o perfil do percurso (média horária anunciada com antecedência) para os ciclistas;
de 6 para 6,5 km/h para os caminhantes;
de um mínimo de 1,714 km/h para nadadores;
de 7 km/h para os remadores e de cerca de 9 km/h para esquiadores de fundo.


Nenhum comentário: