quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Percurso brevet 400km comentado 1

Largada
Será no campus da UNISC, local de fácil acesso e com estacionamento seguro
UNISC- Faccin Bicicletas
Percurso urbano de 5 km. Os ciclistas devem respeitar as regras de transito e nas ruas será inevitável cruzar por semáforos, isto pode atrasar um pouco o andamento do pelotão. Também é importante estar atento para não perder o pelotão neste percurso, principalmente para quem não é da cidade. Os ciclistas irão receber um mapa deste trecho.
Faccin Bicicletas – Entrada Autódromo
Ainda é um percurso urbano, mas em avenidas mais largas e com apenas um semáforo.
Os pontos críticos são as duas pontes:
Ponte sobre o Arroio Grande: antes da ponte de 30 metros tem um trecho de cerca de 150 metros com acostamento muito ruim. O transito exige cuidado e temos a opção de usar a ciclovia que usa uma outra ponte ao lado, o problema é que esta ciclovia é basicamente de ex-asfalto, ou seja, brita fina.
No distrito industrial iremos usar a rua lateral. Existe ciclovia, mas é intransitável até com uma mtb. O asfalto é bom e exige os cuidados de sempre.
Antes da ponte sobre o Arroio do Almoço a pista dupla acaba e existem uns 100 metros de quase acostamento. Outro local que merece atenção, mas o carro da organização atrás do pelotão deve ajudar a segurar algum possível caminhão. Depois da ponte mais alguns metros de acostamento estreito, mas possível de ser utilizado por uma fila indiana. Poucos metros e estaremos na entrada para o autódromo.
Entrada Autódromo
São apenas 2700 metros de ida, 5400 no total, mas percurso tem apenas uma subida leve, o asfalto é novinho com acostamento no mesmo nível da pista e o transito é pequeno. Iremos até o final do asfalto e retornamos para a BR471 onde seguimos a direita em direção a Rio Pardo.
Entrada para Cerro Alegre Baixo
Na 471, em direção a Rio Pardo, andaremos 700 metros até a entrada para Cerro Alegre Baixo. Este trecho precisa ter cuidado porque o trevo de acesso a Souza Cruz tem pista é estreita, mas são poucos metros.
No trevo seguiremos a esquerda em direção a Cerro Alegre Baixo, é só seguir as placas.
Este percurso tem 16,8 km no total de ida e retorno. O asfalto não é novo, mas é de boa qualidade e sem buracos. O transito é tranqüilo. Cerro Alegre Baixo apesar do nome, não é um local tão baixo, o ponto mais alto do percurso será o ponto de retorno. Nada que assuste e a maior parte do percurso é quase plana.
BR-471 até entrada para novo percurso
Depois do retorno chegaremos novamente na BR 471, desta vez seguiremos a esquerda, mas em direção a Rio Pardo. Na BR-471 iremos pedalar 3900 metros até o viaduto e entrada no novo percurso da BR, onde entraremos à direita.
Iremos pedalar até a primeira ponte, na realidade até o final do asfalto ( isto no dia em que fui verificar o percurso) e iniciamos o retorno até a 471. O asfalto é novo e com pouco transito, a não ser em dia de prova no autódromo. O que iremos encontrar é algum trecho mais sujo nas entradas para as estradas secundárias. O percurso é quase plano.
Viaduto até Rincão Del Rei.
Novamente na BR 471 (estrada antiga) seguiremos a direita em direção a Rio Pardo. O asfalto é bom e o acostamento é utilizável. Cruzaremos no pedágio e pedalaremos até a entrada para Rincão Del Rei onde entramos para a esquerda. O percurso tem subida e descida, mas nada assustador. Na vila realizaremos a primeira parada do brevet.
Rincão Del Rei- Entrada Ramiz e retorno a Santa Cruz do Sul
Depois da rápida parada retornaremos a BR 471 e iremos em direção a Rio Pardo. Mais 8 km e retornaremos na entrada para Ramiz Galvão, antes de Rio Pardo. Neste percurso teremos que ter cuidado em uma ponte e também no retorno ao cruzar a rodovia, mas o Capitão de Rota estará atento. Para ir a Entrada Ramiz tem uma descida de mais de 2 km que no retorno é uma subida. Retornamos a Santa Cruz do Sul sempre na BR 471 e sem fazer entradas. Chegando ao distrito industrial usaremos a pista lateral. Os pontos de mais risco são os mesmos, ou seja, as duas pontes. Antes da Faccin Bicicletas tem um semáforo, e depois seguimos em direção a UNISC usando o mesmo percurso urbano.
UNISC- Casa Cheia
Iremos cruzar defronte ao local de largada na UNISC e depois seguiremos em direção a Venâncio Aires na RST 287. Esta rodovia é mais movimentada, perigosa e o acostamento é irregular. Teremos que cruzar por quatro pontes e alguns trevos até chegar ao Restaurante Casa Cheia, local da parada para a janta. Logo na saída da UNISC tem a subida que deve ser a mais difícil de todo o percurso, mas é pouco mais de 3 km e depois o percurso não tem grandes subidas.
Ver algumas fotos do percurso até este ponto:
Clique Aqui!


Continua com mais comentários em breve!

3 comentários:

Trevisan disse...

Faccin, é interessante alertar sobre uma pista dupla que fizeram a pouco tempo próximo ao casa cheia. É um trecho curto, mas tem que ter uma cuidado especial ali. Nao tem acostamento para quem desce (sentido SCS para Venancio Aires).

Alexandre de Jesus disse...

471 até o trevo de Vera Cruz, RS, 13km asfaltado.

http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/AmFXGv3Za_942XyfMYOPpg?feat=directlink

Alexandre de Jesus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.