domingo, 12 de setembro de 2010

Primeira Medalha Audax

Um fabuloso achado
Surfando regularmente no site E-bay a fim de completar a sua coleção de cartas postais de antigos corredores, o ciclo turista, colecionador e escritor francês Jacques Lannoy encontrou este pequena medalha.



A palavra Audax chamou a atenção e em seguida a data, 1898, e ainda a águia. Não ficou com duvida de se encontrava certamente na presença de uma das primeiras medalhas audax. Após a compra e algum tempo de espera recebeu a correspondência.
Imagineis a minha alegria logo que eu recebi esta preciosa descoberta, alegria dupla quando eu comparei esta medalha aquelas descritas no maravilhoso livro de Bernard Déon sobre a saga do nosso movimento “ Um Siècle de Brevets d’Audax Cycliste”.
Lannoy avisou a Charles Bouchard e o então presidente da UAF, Jean-Joël. Enviou uma foto a Bernard e nada de duvidas o expert afirmou: “Nos somos na presença da primeira, ou entra as primeiras medalhas, destinada a um dos ciclistas dos primeiros brevets de 200 km realizados na Itália”.
Sobre a medalha se pode ler:
Minimun km 200 in ore 18 Napoli R. Stahly
Que significa que em 1898 alguém chamado R, Stahly fez em Napolis um mínimo de 200 km em até 18 horas, tempo de andamento da época.
Algumas palavras de Bernard Déon:
O patrimônio dos Audax se enriquece
Jacques Lannoy descobriu uma peça raríssima. Em 40 anos de procuras diversas eu jamais coloquei a mão em uma tal raridade. Eu agradeço duplamente, primeiro por esta descoberta e ainda por deixar este achado aos cuidados do Museu de Arte e Industria de Saint-Étienne.
Você pode perguntar, porque aos cuidados do museo e não dos arquivos da UAF? Simplesmente porque este museu possui a coleção mais completa que se tenha conhecimento sobre a história dos Audax graças ao fundo Bernard Déon. Assim fica reunido em um mesmo local todo o patrimônio dos Audax e este lugar apresenta uma garantia de conservação inegável.
Surgimento da Águia como símbolo dos Audax
Foi no dia 16 de janeiro de 1898, quando da fundação do Audax Italiano em Roma, que o presidente fundador Vitor Pardo, escultor da elite, apresentou a insígnia que ele mesmo desenhou: Uma águia com as asas abertas segurando nas garras um mapa da Itália com uma faixa com a palavra Audax, tudo dentro de um circulo representando uma roda de bicicleta.
Quando da criação dos Audax Franceses por Henri Desgrange, ele enviou uma carta a Vitor Pardo que respondeu autorizando o uso da imagem da águia. Henri Desgrange, por uma razão desconhecida, criou o símbolo dos Audax Franceses que não tem nada a ver com aquele dos Audax Italianos.
Foi em 1922 que Raphael Boutin marcou o primeiro brevet de 600km, Paris Dijon e retorno. Para distinguir os 11 ciclistas que tinha percorrido a distancia ele fez uma insígnia especial, através de Luigi Gazzaniga, audax italiano membro também da União Audax Clube Parisien que Raphael obteve a autorização para cópia do símbolo dos Audax Italianos.
Doravante, nos brevets de grande distancia, tal como o Paris Brest Paris a águia continuou como símbolo nas distinções. Com o passar dos anos tornou-se símbolo oficial dos Audax Franceses representando o símbolo original dos precursores em matéria de randonnée ciclística em grupo e andamento controlado.
Esta medalha nos trás ao encontro ao que foi a base de todos os brevets ciclo turismo que vieram em seguida.
O patrimônio dos Audax é um pouco da história do ciclo turismo na França e os Audax são um ente fiel.
Tradução do texto de Jacques Lannoy e Bernard Déon
Fonte: La revue des Audax n°590, abril de 2008, pagina 11
Revista trimestral da União dos Audax Franceses.


Luiz Maganini Faccin, setembro 2010.

Nenhum comentário: