terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Aprendizados do Audax do Vinho

 Aprendizados do Audax do Vinho

O regulamento é o que diferencia o Audax Caminhada de uma caminhada normal, pois e este que precisamos seguir.
Basicamente a caminhada é a 6 km/h e as paradas de 10 minutos a cada aproximados 50 minutos. Isto em um brevet de 25km, em brevets maiores esta freqüência de paradas é diferente. O tempo máximo do pelotão é de 5 horas para percorrer os 25km do percurso, mas o tempo máximo do último participante é de 5h 14 minutos e 59 segundos.
Audax é uma prova de regularidade e resistência, sendo que o brevet de menor distancia na modalidade marcha= caminhada é o de 25km.

Ler o regulamento Audax Marcha

http://www.audaxbresil.com.br/regulamentos/4-regulamento-audax-marcha

Recortes do regulamento:

A formula Audax se define como uma prova de regularidade, a andamento imposto, conduzidos pelos  marchadores experientes, responsáveis de cada evento.
Um brevet Audax pedestre não é uma corrida, nem uma competição, mas uma prova de regularidade e de endurance, os participantes devem permanecer em grupos  na medida do possível.
O andamento médio é mantido entre cada controle à 6 km/h.
Qualquer caminhante que tomar a frente adiantando-se será solicitado pelo responsável para retornar ao grupo, sob penalidade de eliminação.
Qualquer participante que encontrar-se a mais de 15 minutos do guia do brevet não será mais considerado sob a responsabilidade do clube organizador. Se ainda deseja permanecer no âmbito do brevet e obtiver a homologação, ver-se-á na obrigação de reintegrar o pelotão o mais depressa possível.
Qualquer participante que se perder durante o percurso e que atingir o controle mais próximo possível por outro percurso e/ou por meios outros que não o pedestre, será eliminado imediatamente.
Qualquer participante que tem um comportamento incorreto, dos propósitos e os gestos não adequados, durante o desenrolar do brevet estará eliminado.
Os organizadores se reservam o direito de retirar a carta de rota dos participantes visivelmente sem condições psicológicas para continuar a marcha.
Os participantes deverão carimbar a sua carta de rota nos controles previstos e a apresentar a todo pedido de um responsável em garantir a regularidade do brevet.
Todo o participante que não se apresentar durante os 15 minutos seguintes a hora de abertura de cada controle se verá eliminado imediatamente.
São autorizados a eliminar ou expulsar um ou vários participantes por os motivos acima:
- o capitão de rota do brevet,
- os responsáveis do clube organizador do brevet,
- o ou os responsáveis de marcha de cada pais, membro da Euraudax, ainda  do Québec Audax, cada um em seu próprio território nacional.
O montante das inscrições representa uma participação nas despesas  de organização e de homologação dos brevets.
Os brevets devem ser conduzidos pelos marchadores experientes, aptos a dirigir regularmente a prova

Comentários

A primeira base do Audax Marcha/ Caminhada é o regulamento.

O Audax é um desafio pessoal, mas realizado em grupo. Repetindo: uma prova de regularidade, a andamento imposto, conduzidos pelos  marchadores experientes, responsáveis de cada evento. Não é uma corrida, nem uma competição, mas uma prova de regularidade e de endurance, os participantes devem permanecer em grupos  na medida do possível.

A segunda base do Audax Marcha é o percurso.

   Em cima das possibilidades do percurso, com as opções de estradas e do terreno e baseado no regulamento, o andamento do Audax é definido. O pequeno quebra cabeças do Audax é montando definindo distancias, relevo e opções de parada. Outros fatores influenciam a realização do Audax que é caminhado por pessoas.
    Quando me encontrei com o Presidente da UAF ( União dos Audax Franceses) o que aconteceu em 2010, antes da realização do primeiro Audax Caminhada do Brasil, recebi o conselho de não realizar Audax Caminhada de 25km com muitas subidas, pois os participantes provavelmente não estariam preparados para caminhar a 6 km/h  a subir.  O que o presidente da UAF deixou subentendido na frase é que os participantes dos brevets maiores, aqueles  com mais de 50km, deveria ser considerado de uma forma diferente.
Quando se tem em contato com pessoas é sempre importante estar atento aos fatores psicológicos de cada frase.  Antes do Audax do Vinho escrevi que o percurso seria realizado nas estradas mais planas do interior do município de Monte Belo do Sul, mas não escrevi que o percurso do Audax não tinha subidas. Detalhes que podem refletir muito, se por exemplo eu escrevesse: o Audax do Vinho será realizado em estradas com várias subidas. Independente da informação estar mais, ou menos correta, o que pode depender do entendimento de cada um em relação ao que é uma subida, ou melhor, ao o que representam várias subidas, as expectativas de cada participante são diferentes.

O que o regulamento do Audax não diz?
Que o Audax Marcha é um desafio individual e de andamento livre;
Cada participante deve estar atento a média de andamento, a direção a seguir e aos quilômetros percorridos.
Cada participante deve decidir em que direção seguir, quando e como seguir caminhando.

O que é bom no Audax Caminhada
Segundo muitos dos participantes, inclusive do Audax do Vinho, o melhor é poder seguir caminhando e conversando em grupo, vendo belas paisagens e realizando distancias maiores sem enfrentar tantas dificuldades quanto às imaginadas a princípio.

 O que o participante do Audax precisa fazer?
Basicamente: Seguir o Capitão de Rota permanecendo junto/ próximo ao grupo caminhando a aproximadamente 6 km/h e obedecendo aos horários, avisos e orientações do Capitão de Rota.

O que o participante do Audax caminhada não precisa fazer?
Definir e decidir o percurso e as opções possíveis;
Controlar a velocidade de andamento do grupo;
Controlar o andamento do grupo;
Medir as distancia do percurso;
Definir horários e locais de paradas;
Outros

O que é bom, o que precisa, o que não precisa.
Se o Audax Caminhada, com Capitão de Rota e regulamento, não fosse bom, ele não teria mais de 110 anos de história.

Leia a história do Audax Marcha:
http://www.audaxbresil.com.br/historia/16-historia-audax-marcha

É bom por ser com pessoas, todas muito especiais;
É bom por ser em grupo e nos permitir fazer amigos e conversar;
É bom por apresentar algum desafio. É bom por ter algumas subidas e me fazer sentir a necessidade de melhorar;
É bom por ter um guia chamado Capitão de Rota, sem que eu precise me preocupar com o caminho e com tudo;
É bom por ser organizado e ter/ exigir alguma disciplina e regularidade;
É bom por ser um exercício saudável, por ter belas paisagens e outros;
É bom por ser em data e local previamente definido, por ser um evento especial que não é parte da rotina.

Considero que já esteja mais do que escrito tudo o que é fundamental neste texto.

Não considero o Audax bom por ter premiação, pois nem isto é obrigatório, mas sim opcional.

Questões extras

Porque utilizar GPS em um evento realizado em grupo e de forma guiada, quando se tem a opção de estar mais atento a paisagem e as outras pessoas?
Porque colocar em duvida a distancia realizada no percurso do Audax quando se sabe, ou deveria saber que o percurso deve ter no mínimo 25km?
Porque colocar em duvida a distancia realizada no percurso do Audax quando se deveria saber, que o percurso foi previamente percorrido e conferido?
Porque colocar em dúvida a distancia de um Audax quando a planilha com as distancias e os horários já havia sido previamente divulgada?
Porque questionar um regulamento que deveria ter-se previamente lido e entendido?
Porque controlar cada minuto da realização de um percurso quando se tem a vantagem e a oportunidade de poder apenas seguir?

Este texto, caso seja possível terá uma continuidade com um relato do Audax do Vinho.


Luiz M. Faccin

Um comentário:

Breno Moreira disse...

Audax do Vinho (ic), muito bom (ic,ic), no próximo (ic), vou de novo... (ic). Parabéns pela organização, pelo local e pela recepção.