quinta-feira, 3 de abril de 2014

Regulamento Audax Ciclismo e o Código de Transito

Regulamento Audax Ciclismo

C- Capitães de Rota
Os pelotões são efetuados por responsáveis nomeados Capitães de Estrada (Rota).
Zelam por manter um andamento mais regular possível, e por conseguinte proibido ultrapassa-lo. Estes capitães de Rota são encarregados de zelar pelo bom andamento do brevet, pela segurança de todos, e pelo respeito aos horários. São habilitados para tomar todas as decisões neste sentido.

Artigo 10- segurança
10/1- O Organizador é responsável pela segurança em seu brevet.
10/3 O organizador deverá recusar na largada todo o participante que em o equipamento não esteja de acordo com o código de trânsito.

Artigo 12
12/4- O organizador pode excluir de seu brevet um participante que, por suas atitudes, esteja colocando em perigo a segurança do pelotão. Ele poderá recusar a participação deste ciclista nos brevets que organizar

Comentário:
Quando estamos pedalando um brevet Audax utilizando rodovias, devemos respeitar o Código Brasileiro de Trânsito, e as demais leis vigentes, sejam estas municipais, estaduais e nacionais.

Código Brasileiro de Trânsito

Art. 247. Deixar de conduzir pelo bordo da pista de rolamento, em fila única, os veículos de tração animal, ou propulsão humana, sempre que não houver acostamento ou faixa a eles destinado:
Infração- média;
Penalidade- multa.

Acostamento: parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada a parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para este fim.

Comentários:

O ciclista participante de um brevet Audax que não respeita as orientações do Capitão de Rota estará agindo contra o regulamento dos brevets Audax de Ciclismo;
O ciclista que pedalar em fila dupla fora do acostamento, está agindo contra o Código Brasileiro de Transito e colocando o Pelotão Audax em risco e com isto poderá ser punido conforme o Artigo 12, além de ser excluído do brevet, poderá ter a sua inscrição negada em um próximo Audax.

Vale uma leitura em todo o Código Brasileiro de Transito.


O Código Brasileiro proíbe o uso de fones de ouvido e esta regra serve também para ciclistas e participante dos Brevets Audax de Ciclismo.
O ciclista não deve transitar na contra mão, artigo 58.
Não existe velocidade mínima para transitar na rodovia quando se esta utilizando a faixa da direita- artigo 219.
É proibido pedalar na calçada, artigo 59.
Itens obrigatórios, artigo 105.

O organizador do brevet e os Capitães de Rota tem obrigação de respeitar o código de transito e isto já deve ser observado quando da definição do percurso.

O participante deverá observar também as regras e equipamentos exigidos pelo organizador do evento em cada brevet realizado.

Luiz Maganini Faccin
Representante UAF para o Brasil
Abril de 2014.







Nenhum comentário: