Em 2009 organizei e pedalamos o primeiro brevet Audax de ciclismo do Brasil. Foi um brevet de 100km realizado em março.
Antes do brevet entrei em contato com a UAF e fiz várias questões, uma destas dizia respeito ao número máximo de ciclistas em um pelotão. O Vice- presidente da UAF me disse que a quantidade máxima de ciclistas por pelotão deveria ser limitada em aproximadamente 40 ciclistas para evitar mais transtornos no transito.O primeiro brevet pedalado contou com a apoio importante da Policia Rodoviária Estadual, o brevet foi realizado na RS- 287 entre Santa Cruz do Sul e Mariante, em algumas pontes a viatura da policia segurou o transito para a passagem dos ciclistas, coisa rara de acontecer. Este brevet contou com a participação de um ciclista ilustre, o Capitão da Policia Rodoviária Estadual, em exercício no pelotão da Santa Cruz do Sul. Tivemos 27 participantes no brevet. Consegui uma opinião importante sobre a segurança neste tipo de brevet, ou seja, a opinião do capitão do pelotão rodoviário que também já havia pedalado outros brevets de andamento livre.
Durante o brevet o Capitão de Rota estava a frente do pelotão e o Capitão da Policia me dizia: “ Faccin, olha lá os ciclistas estão muito juntos na frente. Se algum cair com certeza alguém vai cair na pista. Pede para deixarem mais espaços em relação ao ciclista da frente”. Pedalávamos utilizando apenas o acostamento. Alguns ciclistas, notadamente os mais fracos, queriam ganhar tempo e terreno nas descidas e realizavam ultrapassagens no pelotão utilizando a pista de rolamento destinada aos veículos. Era necessário ficar atento e as vezes reprimir. No final do brevet o Capitão da Policia, me disse: “este tipo de brevet é mais perigoso do que os de andamento livre, se der uma acidente este será mais grave e teremos mais feridos, o risco de tombos é maior!.Não concordei muito com a opinião do capitão, mas com certeza alguma razão ele tinha. Os brevets seguintes foram realizados em Santa Maria e o apoio das policias foi fantástico. Em um brevet tivemos três pelotões e seguimos escoltados 100 % do percurso. O brevet de 200 realizado naquele ano teve poucos participantes. Tivemos dois carros de apoio durante o brevet para um pequeno pelotão que enfrentou tempestade e chuva constante.
Os brevets seguintes tivemos grupos pequenos de participantes e participação de ciclistas experientes o que facilitou muito. Este tipo de brevet se mostrou mais seguro do que os de andamento livre. Quando da organização dos primeiros brevets em Santa Maria discutimos a número máximo ideal para um pelotão de ciclistas em brevet Audax. Chegamos a um consenso que 30 ciclistas seria um número máximo bem razoável.
Algum tempo antes, em 2007, eu havia organizado brevets de andamento livre de 200km com a participação de até 170 ciclistas. Na época decidi não organizar mais este tipo de brevet curto com muitos participantes, no qual é certo a participação de muitos iniciantes. Motivos para isto?
A preocupação com a segurança;O grande trabalho para organização, inclusive com desgaste físico;
A irritação com algumas reclamações absurdas de alguns participantes que não haviam nem ao menos lido o regulamento, o que é a mais básica das obrigações, ou necessidades, para quem vai se meter em alguma enrascada ciclística.
Descobri que o pior participante é aquele que não quer participar, mas participa para dar satisfação ao amigo e provar que consegue. Descobri que o melhor participante é o que realmente gosta.
Cheguei à conclusão que não era o meu objetivo investir o meu tempo, deixar de pedalar para organizar brevets para ciclistas principiantes. Se não fosse para fazer a coisa certa e se não estivesse bom, eu não queria. Passei a organizar os brevets de 400km e 600km, algum ou outro de 300 para completar o calendário. Organizei alguns brevets com prejuízo financeiro, mas fiz um simples calculo que mesmo tendo prejuízo, era mais fácil e gostoso organizar um brevet de 400 ou 600 para pedalar com os amigos experientes do que ir pedalar um brevet mal organizado em algum local distante. Desculpa a sinceridade, mais fácil, mais barato, mais seguro, apesar de bem mais trabalhoso, mas aprendia mais. Um dos meus objetivos organizando e pedalando os brevets sempre foi o de aprender e sempre que possível usar os ensinamentos dos Audax para me tornar alguém melhor. Só a medalha, o titulo é algo muito vazio. Conhecer novos locais, fazer novos amigos, aprender a superar novas dificuldades, a enfrentar a dor, a me conhecer melhor é algo muito mais desafiador do que pedalar qualquer distancia. Neste ponto as pedaladas com meu filho e filha passaram a ter mais importância do que organizar brevet para dezenas de marmanjos que às vezes reclamam por que a banana do PC não esta bem madura!
Continuo aprendendo e organizando os brevets diferentes, antes de cada brevet reviso todas as regras, possibilidades, sugestões, dicas... Aprendo sempre. Nisto já organizei brevet de 1000km, Fleche, Audax Jovens, Audax Caminhada. Quem sabe organizo algum dia o sugerido de brincadeira por um amigo, o brevet de plantação de fumo. Consegui medalhas e titulo que nenhum brasileiro havia obtido antes, trabalhei mais do que qualquer um nestas modalidades, passei por todas as funções possíveis e tenho como recompensa, o reconhecimento dos ciclistas que conhecem um pouco mais da modalidade, alem da minha satisfação pessoal.Continuando o iniciado anteriormente. Resolvi em 2011 organizar novamente um brevet Audax de 100km em 2012 (estou falando de ciclismo, mas também vou organizar um de caminhada!). Brevet indicado para iniciantes e o objetivo foi apresentar aos ciclistas da região a possibilidade de pedalar os brevets Audax, assim quem sabe não teremos sempre os mesmo “malucos” nos brevets?
Marquei o brevet para o inicio de março, uma data boa para organizar um brevet, escolhi um percurso fácil, realizamos um treininho para tentar mostrar o que era um brevet...Um pouquinho de divulgação, inscrição a preço reduzido, brevet organizado de maneira a reduzir o máximo os custos, o objetivo de completar um pelotão de até 30 ciclistas. Estava tudo ok, mas apareceram mais candidatos nos últimos dias, melhor, últimas horas. Como o previsto a grande maioria iniciantes, muitos de Santa Cruz do Sul. Resolvi aceitar mais de 30 inscritos e correr os riscos, mesmo prevendo as dificuldades em segurar a manada durante o brevet, mesmo indo contra a sugestão da UAF, ao acordado em relação ao numero de participantes em um pelotão, ao comentário do Capitão da Policia. Se o objetivo era aprender agora tenho certeza que temos uma limitação nos brevets Audax Ciclismo. O número de participantes em um pelotão tem que ser pequeno, com menos de 30 ciclistas. Causas disto:- a inexperiência dos ciclo turistas em andar no pelotão. O desconhecimento do perigos reais das estradas;
- a falta de costume de ler as regras, ou a bula do medicamento, ou o manual do produto;
- a dificuldade dos ciclo turistas iniciantes em entender que, se é bom , não precisar acabar logo;
- quando em um grupo de iniciantes o capitão de Policia Rodoviária tem razão em relação à segurança dos ciclistas. Em um pelotão de ciclistas experientes a segurança é maior.
Sobre o brevet de 100km.
Pedalamos em um dia muito bom, a estrada estava pouco movimentada, o clima colaborou, não estava tão quente e não havia vento.
Foi muito bom ver a alegria e satisfação de muitos por ter conquistado este brevet. Gostei muito de pedalar mais um brevet com meu filho. Foi mais uma daquelas oportunidades imperdíveis de se viver e prender um pouco mais.Veja o calendário com os próximos brevets a serem realizados em 2012:
http://www.audaxbresil.com.br/
Em breve divulgo as fotos do brevet 100km e as homologações dos brevets de 2012.
Boas pedaladas.
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