segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Aprendizado!

Conclusões após o brevet 50km Santa Maria- jan 2012.

Este foi o segundo brevet Audax 50 km Caminhada realizado no Brasil, o nono de caminhada (incluindo os 25km da Bi-Audax) ainda estamos aprendendo a fazer Audax Marcha.
Realizados estes brevets ficou a questão de qual é o mais correto espaçamento das paradas nos brevets mais longos.
Para brevets longos é importante ter algumas paradas com mais opção de refeição e de tempo mais prolongado, o que exige mais tempo de caminhadas continuas, ou paradas anteriores com tempo reduzido. Para isto é importante ter um bom aproveitamento do tempo nas paradas. O Alam acrescentou a opção de apoio no brevet sem a necessidade de parada. Quando cruzávamos pelo carro poderíamos pegar mais uma garrafa de água, ou fruta. Esta opção será importante no brevet de 100 km e acredito que inclusive com opção de sanduíche e isotônico sem parada, ou com paradas muito curtas. No brevet de 75 programei paradas de 2 e 5 minutos.
Mais paradas no final e tempo de sobra para possível atraso.
No final de brevet de 75 as paradas programadas se mostraram importantes, não apenas por ser um tempo de descanso, mas também por ser um tempo para recuperar o atraso, ou o grupo. A opção de mais paradas no final deve ser pensada.
Tempo total com sobra de alguns minutos
É importante ter uma sobra de alguns minutos para o final do brevet, pois todos podem estar com dificuldades para manter a caminhada contra o relógio. Exemplo: brevet de 50 km tem o tempo máximo de 10 horas, programar a chegada para ser realizada com 9h e 50 minutos. Em caso de dificuldade o grupo pode reduzir um pouco ritmo no final e utilizar esta folga de 10 minutos para a chegada dento do tempo máximo.
Paradas conforme o relevo. No brevet de 50 km de Santa Maria, não houve dificuldade em relação ao relevo e altimetria, o que se mostrou importante, principalmente se compararmos o relevo e as dificuldades do brevet de 75. Devemos pensar na opção de paradas preferencialmente logo após um percurso mais difícil, logo após uma subida por exemplo, mesmo que uma parada de 2 minutos.
Dificuldade devido à caminhada continua.
Uma dificuldade nos brevets foi devido a falta de alongamento ( também antes do brevet) durante a caminhada. Para alongar as duas pernas será preciso digamos: um minuto= e o pelotão terá caminhado 100 metros. Se você estiver como capitão de rota, nem esta opção terá. Também noto mais dificuldades em trechos mais longos sem paradas. Isto reforça a necessidade de utilizar bem o tempo das paradas para poder alongar sempre e de termos paradas espaçadas.

Caminhada X Ciclismo
Em brevet de ciclismo, mesmo com uso de bicicleta de pinhão fixo, consigo alongar as pernas durante o andamento, na caminhada não;
Em brevet de ciclismo consigo descansar na descer, na caminhada sinto mais dificuldade nesta hora, pois o esforço com os membros inferiores é maior;
Em brevet de ciclismo, se me atrasar, consigo pedalar mais rápido e alcançar o pelotão pedalando na média de 25 km/h ou mais. Na caminhada será preciso caminhar mais rápido, ou correr e o tempo e a dificuldade para buscar o pelotão é maior. Na caminhada não tenho o infortúnio de me atrasar devido a um furo de pneu.
Pedalando a velocidade é maior e o vento:- alivia mais o calor e trás mais frio;
- trás mais dificuldade para o ciclista do que para o caminhante;
O percurso do ciclismo geralmente tem mais opção de longos trechos em uma mesma direção e estrada com possibilidade de vento contra.
No próximo final de semana irei pedalar o brevet Audax de 200 km e será possível comparar com o brevet de 50 km de caminhada.

Acredito que, depois de caminhar 50 km, pedalar 200, será ainda mais fácil.

Caminhar, ou correr 25 km?
No Audax os 25 km são caminhados na média de 6 km/h e a média geral é de 5 km/h.

A duração de cada pisada é maior do que na corrida e a distancia da passada é menor.
O impacto nos joelhos acredito sem menor, mas confesso que preciso estudar melhor isto!
A respiração é normal e a queima de gordura é grande.
Correr, ou caminhar? depende, os dois são bons, mas se é bom, então caminhar é melhor, pois demoramos mais para chegar no final dos 25km. Temos mais tempo para conversar, já que estamos respirando tranquilamente. ( ou não!)-:

Luiz M. Faccin.

Nenhum comentário: