Já fui mais resistente à novidades e aprendi que a gente se fixar demais ao novo é bloquear-se e deixar de evoluir. Aceito de bom grado as novas experiências, que são fonte de bom aprendizado.
Com relação ao novo formato, e verdadeiro, do Audax tenho as seguintes considerações:
¨ Inicialmente eu achei ruim, pois estava muito bagunçado e desorganizado, creio que fruto do desconhecimento de todos e da essência da modalidade. Também se deve à “pilha”, ansiedade, que todos estávamos antes da prova. À medida que o terreno e a pista se estabilizaram os ciclistas se acomodaram e passaram a pedalar e interagir, que é um dos propósitos do evento.
¨ Depois que o pessoal se acalmou, o que mais perturbou foram pessoas que não estavam treinadas para acompanhar o pelotão no ritmo de 22,5km/h que avançavam pela pista de forma inconseqüente, expondo a si e aos outros. Para isto acho que cada pelotão deva ter um capitão de disciplina, (sugestão do Zappe) para advertir e inclusive desclassificar o participante que for recorrente em desatender as normas de segurança.
¨ Acho também que o Capitão de Rota pode levar um rádio para se comunicar com o Cap. De Disciplina que vai na retaguarda controlando o grupo.
¨ Não sei ao certo se a velocidade é padrão, mas acho que, a bem da segurança, seria interessante que houvessem mais categorias (pelotões): 20, 22,5 e 25km/h. Assim, aqueles que estavam sobrando no pelotão poderiam dar maior vazão à sua energia e ir mais rápido e, da mesma forma, aqueles que passaram trabalho ou que não se inscreveram por justamente temerem a velocidade prevista poderem fazer a prova com mais segurança.
¨ Outro fator que avaliei é que achei mais perigoso, especialmente quando o terreno é mais acidentado e as condições da pista não ajudam. Esta modalidade é praticada na Europa, nas estradas européias, com ciclistas europeus e motoristas europeus. Aqui não estamos tão evoluídos assim em todos os sentidos, incluindo nós os ciclistas. Numa prova de Audax antigo, se um motorista se descontrola e atropela um ciclista é um ou dois que são vitimados, no caso de ontem seriam uns 30, praticamente um strike! No caso de um tombo de um, também pode haver uma cascata de quedas, por isso a questão da segurança é mais crítica que no outro velho tipo de Audax.
¨ Outro fator que ajudou na volta foi o apito que o Roberto usou. Toda vez que se ouvia o apito eu já ficava em alerta porque sabia que havia alguma coisa na pista. Acho que pode haver 2 apitos diferentes, um para o Cap de Rota e outro para o de Disciplina.
De resto acho que valeu bastante a experiência. Aquilo que sobrou na largada, pode faltar na chegada e isso é importante. Trata-se de uma modalidade mais agregadora, que até lembra o Rigonax. Faltou, eu acho, aquele quebragelo inicial onde as pessoas se identificam e dizem de onde são. O tempo que tu levou explicando porque não era necessário, foi quase o tempo que se levaria para as pessoas se apresentarem e facilitaria a integração do grupo em muito. Pouca gente falou o seu nome e voltei sem conhecer a maioria.
Estas são minhas considerações e espero ter contribuído para a evolução e aprendizado de todos.
Um grande abraço e parabéns para mais essa grande iniciativa. O que seria do ciclismo da região se não fossem abnegados como tu. Outra menção importantíssima deve ser feita à Pol. Rod. Estadual que esteve presente o tempo todo.
Cicloabraços
Está definitivamente aprovado!
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Comentários
Omar
Muito obrigado por este relato, comentário e principalmente por ter dado sugestões.
Pena que não tenhamos mais "Omares" para escrever a respeito deste brevet.
Unico comentário é sobre a tua sugestão de cada ciclista se apresentar durante o briefing. É uma boa sugestão, poren não foi possivel incluir na programação faltando 20 minutos para a largada. Isto impediria, por exemplo, a foto realizada com o pelotão. Provavelmente será realizado no brevet de 200 km que será dia 27 de setembro.
Abraços
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