domingo, 17 de julho de 2016

Relato Audax Espumante 2016- Adilson

Relato - 19/06/2016 Adilson Lilge Geri
Meses atrás recebi um convite do Luiz Faccin para participar do audax do espumante, 25 km de caminhada que seria realizado no município de Garibaldi, de férias já seria uma boa desculpa para viajar. Eu e minha esposa Silvia Pereira saímos de Cristal no sábado pela madrugada, subimos a rota do sol e uma passada em Cambará do Sul para conhecer o Cânion Fortaleza, após seguimos para Garibaldi, nos hospedamos e fomos ver a estação Maria Fumaça onde seria a chegada do audax e após fomos para o Hotel Casacurta, local do Briefing, detalhe, fomos a pé onde deu pra sentir as fortes subidas daquela cidade.
Dos caminhantes quem eu conhecia era o Faccin e sua esposa, algumas outras pessoas já havia visto no Fleche que fizemos até Santa Cruz do Sul este ano. Conheci o Moacir S. Dal Castel, um dos organizadores e uma pessoa bem divertida, com sua máquina fotográfica a tiracolo sempre.
Havia lido o regulamento e vi que não era somente caminhar 25 km, era uma caminhada longa, com tempo predeterminado que tornava a caminhada um pouco mais exigente, atraente e desafiadora. 
Pequeno resumo: Caminhar com velocidade de +-6km/h, acompanhado de um capitão de rota, em grupo, com paradas de 10min a cada 50min de caminhada. Gostei do fato de ter um capitão você não precisa se preocupar com o percurso, sem GPS, sem cartão de rota, só curtir o visual.
Semana anterior fiz uma caminhada de 15km para ver qual melhor tênis e meias, roupa adequada, resolvi ir com a camisa de ciclismo para ter a opção dos bolsos traseiros, levar ou não mochila de hidratação, afinal se o nome é audax, não dá pra levar de brincadeira, mesmo parecendo tão pouco 25km pra quem pedalou 600km 15 dias atrás.
Após um rápido aquecimento com a professora Mariane Schmidt saímos pontualmente ás 7h, eram em torno de 65 caminhantes aproveitando aquela temperatura que estava próximo a zero grau, mas logo esse frio foi passando, sentia um pouco só no rosto, única parte que deixei descoberta.
Caminhamos um tempo por dentro da cidade onde já se via muitos pontos de geada, logo depois do Hotel São José havia várias cédulas no chão, uns até acharam que não eram verdadeiras, mas eram e juntaram garantindo o lanche.
Durante toda a prova procurei estar sempre perto do capitão de rota, eu e mais alguns fomos os fiéis escudeiros dele em toda a prova, como as paradas nos pcs eram rápidas não dava pra ficar muito longe dele, chegar no PC, carimbar passaporte, ir ao banheiro, ajustar algo, comer alguma coisa, tudo requer agilidade e o tempo vai se esgotando. Ficou acertado que quando faltasse um minuto para retornar a caminhada o Faccin apitaria.
Ao entrar na parte mais do interior no vale dos vinhedos a paisagem ficou mais linda, aqueles campos branquinhos de geada, lembro que um guerreiro até se deitou na grama, acho que foi o Eduardo Geiss.
7h50 min – 5km – PC 1 – Vinhos Bettu, estava com uma vontade munaia de ir ao banheiro, após carimbei o passaporte e já fui degustando o vinho que era oferecido pelo proprietário, juntamente com suco de uva e frutas, aquele lugar ao meio de parreirais e grama branca da geada formava um cenário muito lindo, o pessoal aproveitou para fazer várias fotos, não demorou muito e se ouviu o apito para voltar a caminhar.
Logo após a saída pegamos algumas subidas e uns dois km de estrada de chão, não demorou muito e novamente estava com vontade de ir ao banheiro, acho que tomei muito suco e os pés gelados ajudava.
Conversei com o Nei Zulian que é de Erechim e havia também feito o fleche até Santa Cruz, aliás, notei que dos participantes muitos eram ciclistas, não conhecia a maioria, mas pelos comentários cheguei a essa conclusão.
Estava sempre por perto do Robson um cara bem divertido que com seus comentários arrancava risos da turma.
O Moacir era visto praticamente a cada km registrando fotos e também brincava conosco.
9h10 min – 11km – PC 2 – Zaccaron alimentos, Antes da chegada alguns caminhantes se aproximaram correndo para irem ao banheiro logo, carimbei o passaporte e fui para a fila também, após pude provar uns biscoitos maravilhosos, e mais suco de uva, não quis mais vinho, fiquei com medo de alguma reação mais adiante, essa combinação de exercício físico e álcool junto não me agrada muito. 
As retomadas sempre eram geladas, mas agora logo na saída deste PC uma subida bem longa aqueceu bem, O Faccin se adiantava às vezes para também registrar algumas fotos.
10h04 min – 16km – PC 3 – salão comunidade Garibaldina, rapidamente chegamos a este PC onde tinha frutas, suco e agora um sanduba, podendo ser escolhido pão preto ou branco, bom demais né? Peguei o meu e desta vez tirei a mochila das costas e me sentei um pouco, o cansaço começava a chegar, nem bem comi e o apito soou novamente.
Saímos junto com o Faccin e ainda tinha gente chegando no PC, as subidas anteriores dividiram o pessoal, numa caminhada 100mt de distância ao capitão de rota é mais ou menos 1min de diferença.
O Faccin me perguntou se estava gostando e o que estava achando do audax, e ao mesmo tempo ele mesmo respondeu dizendo que era parecido como fazer um audax 200 de pedal, porém com menos tempo, realmente foi essa percepção que tive, claro que nessa hora já sentia umas dores nos músculos, mas nada muito grave, só pelo esforço mesmo.
10h45 min – 19km – PC 4 – salão comunidade Borgueto, foi o trecho mais curto, cheguei, carimbei o passaporte e não quis nem ver mais alimentos, havia comido em todos os pcs e estava cheio, aproveitei para sentar e descansar. Neste PC a turma se juntou novamente e na saída o Moacir convocou todos para fazer uma foto da galera.
Apartir daí já estavam todos só pelo espumante na chegada, foi o trecho mais longo, mas acho que o clima de finalmente deixava a turma mais tranquila. Na frente de uma casa pelo lado de fora do pátio surgiu um cachorro munaia e latindo colocou medo na turma, ninguém queria estar na frente, tarefa do capitão de rota que não sei onde estava nessa hora, quando o cusco entrou no pátio e o portão fechou começou a aparecer os valentes novamente.
Antes de chegar à estação Maria Fumaça de Garibaldi o tempo estava tranquilo e ainda esperamos mais alguns para que a chegada fosse ao meio dia e com a maioria do pessoal junto, um último esforço ainda para subir os degraus da escada que dá acesso à estação.
A Silvia estava me esperando na chegada, onde após receber medalha, certificado e taça brindamos com espumante que era oferecido, juntamente com a turma toda fizemos a última foto da galera reunida.
Foi uma ótima experiência, uma atividade Divertida, descontração, exercício físico, tudo muito bem organizado pelo Senhor Luiz Faccin Caminhante.
Cheguei bem e depois vi que um calo se formou num dos dedos dos pés, segunda feira as dores musculares nas pernas eram muitas, com certeza se tivesse feito um audax 200 km de pedal estaria mais inteiro, como disse no começo, sendo audax não dá pra levar de barbada, independente da modalidade e distância.
Parabéns a todos os envolvidos nesse audax.

O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos. Pv 16:9


2 comentários:

Breno Moreira disse...

Beleza de descrição.
Só que participa sabe o real significado do Audax.
Quem sabe nos encontramos todos na próxima?

Breno Moreira disse...

Que = quem, kkk.