segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Relato Audax caminhada 50km Santa Maria- set 2014

Relato da atleta Magda Chagas sobre a Marcha


"Resolvi fazer um breve relato da minha primeira experiência em marcha,ou melhor, dizendo prova de regularidade cujo andamento é imposto por alguém experiente,CAPITÃO DA ROTA, e pelos marchadores experientes, responsáveis de cada evento.

Fui para matar a curiosidade, aprender algo novo e verificar se estou bem para intercalar marcha e corrida nas longas distâncias.
Algumas coisas novas para se pensar e analisar:
• Como é caminhar em grupo? Cada um tem seu ritmo, como será a orientação?
• Pessoas diferentes, personalidades diferentes, rituais na prática do exercício diferentes, estarão horas juntas, como será essa adaptação?
• Se participo de provas com distâncias acima de 200km, então será fácil uma caminhada de 50km,certo?
• Como deve ser o trabalho do responsável pelo grupo? Conseguira iniciar e terminar no prazo estipulado?
Iniciamos os preparativos durante a semana com mensagens do CAPITÃO DE ROTA PROFESSOR Alan Sangoi da Academia Sádhana/Santa Maria.Recebíamos orientações sobre inscritos nos 25km e 50km,clima,horários,trajetos ,dicas de roupas e utensílios no carro de apoio,material de primeiros socorros.
A integração já se iniciava nesse período, pois adicionamos novos amigos e tentávamos sanar as dúvidas antes do evento.
No dia marcado estávamos todos pontualmente no local combinado, Academia Sádhana/Santa Maria .
E assim começou meu aprendizado.
Pontualidade,segurança e disciplina são critérios AUDAX. Aprendi que um brevet Audax pedestre não é corrida, nem uma competição, mas uma prova de regularidade e de endurance, os participantes devem permanecer em grupos na medida do possível.
O andamento médio é mantido entre cada controle à 6 km/h. 
Nossa marcha se realizou com os seguintes critérios:
Velocidade de 6 km/h para a marcha sendo que tínhamos um total de 8h20min para marcha e 1h40min para pausas de alimentação,hidratação e troca de roupas.

Pensei que seria fácil, afinal é uma velocidade baixa para quem corre ,me enganei ,vejam porque:
• O trajeto não era plano, íngreme com várias subidas;
• Asfalto somente no inicio e final, grande parte estrada de chão;
• Chuva forte e frio em todo percurso, houve uma trégua no final apenas;
• Prof. Alan Sangoi corretíssimo no tempo das pausas e com extremo cuidado no grupo.
• O grupo se manteve sempre junto,cada um ajudando o outro a superar frio,dores e cansaço.
• Tive que mudar meu jeito de treinar pois SEMPRE estou sozinha e dessa vez fazia parte de um GRUPO;
Posso dizer a todos que foi uma grande experiência,vou repetir com certeza.Não tenho interesse em me tornar um Capitão de rota mas acho que como experiência de vida FOI EXCELENTE.
Como se diz na teoria:
“TRABALHO EM EQUIPE é quando um grupo ou sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema”.
Participei de um grupo que tinha como esforço superar uma marcha de 25km ou 50km e que de acordo com o trabalho mútuo de apoio,orientação e PURA PARCERIA venceu a meta.Agradeço a Múltipla Escolha Sports pela suplementação e roupas fitnessThecnoderm pelo tratamento diário com alta tecnologia STIM CELL,aumento de força e tônus muscular,meu treinador Paulo Ricardo Ayres por acreditar sempre e SEMPRE dando força nas minhas loucurasFUNcional Academia Personalizada,planilha com exercícios diários e grandes amigos nos treinos."

Nenhum comentário: