terça-feira, 25 de março de 2014

Percurso Audax dos Dinossauros 100km

Primeira etapa do Audax 100km dos Dinossauros dia 30 de março

A largada simbólica será na Praça Central de Candelária exatamente às 6h da manhã
Chegar mais cedo no local de largada será importante, em caso de atraso o inscrito poderá perder o brevet antes de largar.
Observe os horários.Largar atrasado vai ser a pior idéia em um Audax Ciclismo, pois já de inicio vai precisar andar rápido para alcançar o pelotão que vai estar a 22,5 km/h, salvo nas subidas e descidas onde poderá estar mais lento, ou mais rápido.
O inicio da marcação do percurso será no Pórtico de Entrada da cidade. Serão 2,35 km de paralelepípedos pedalados em um ritmo lento.
Largada oficial, logo após a foto do grupo, seguiremos em direção leste na RST 287, rodovia perigosa, mas neste horário- 6:15 estará com pouco transito. Teremos veículos da organização e apoio da Policia Rodoviária Estadual.
Nesta rodovia serão apenas 3,3 km e seguiremos a esquerda na Linha do Rio.
Linha do Rio será em percurso plano e em estrada secundária asfaltada, sem acostamento e praticamente sem transito. A estrada segue as margens do Rio Pardo e tem uma paisagem muito linda entre as lavouras e com vista para a serra. Ver as fotos.
Na linha do Rio Seguiremos até o cemitério, são 5,5 km até este local de retorno.
Novamente na RST 287 seguiremos em direção a Novo Cabrais passando no mesmo pórtico da cidade onde estaremos completando 17, 6 km de brevet.

Segunda etapa do percurso
Não vivemos no paraíso, apesar de que o Parque Witeck fica perto e o Cerro Botucarai é ao lado. Este é o trecho, ver fotos, é o mais perigoso do percurso Audax 100km dos Dinossauros.
Após cruzarmos novamente do pórtico de acesso a Candelária, seguiremos em direção a Novo Cabrais pela RST 287. O acostamento neste trecho da estrada, apesar de não ser uma maravilha, existe. Até o km 25 do brevet teremos um trecho de subida, nada assustador, mas para os menos preparados pode ser um motivo de atraso. O pelotão seguira em um ritmo pouco mais lento e estaremos observando o andamento de grupo.
No trecho mais alto inicia a descida e chegaremos o trecho mais perigoso do percurso. Neste local não existe acostamento, a faixa amarela esta com barreiras e a lateral da pista é bloqueada por “guard rails”. Pouco antes de cruzar por este ponto provavelmente iremos segurar o pelotão para cruzarmos todos juntos com um veículo a frente e outro a retaguarda do grupo. A policia rodoviária provavelmente estará presente para maior segurança.
A descer ou a subir o Capitão de Rota não pode ser ultrapassado;
Os ciclistas devem seguir a direita na estrada e evitando filas duplas;
A descer o Capitão de Rota seguira em ritmo mais rápido, mas nunca tão rápido como gostaria o mais afoito dos gordinhos speedeiros que pretende aproveitar o máximo o embalo para depois morrer na próxima subida. O espírito é andar em grupo e vai ser preciso usar o freio.
Final da descida chegaremos novamente na planície onde seguiremos até Novo Cabrais. Neste trecho de planície teremos que cruzar por duas pontes estreitas onde será necessário mais cuidado, se for preciso iremos segurar o pelotão para juntar o grupo. Na manhã de domingo o transito é tranqüilo.
Logo após Novo Cabrais seguiremos na BR 153 em direção a cachoeira do Sul.

Terceira etapa do percurso
Chegando a BR 153 seguiremos em direção a Cachoeira do Sul.
Esta rodovia tem pouco transito acostamento bom, subidas suaves e belas paisagens. A não ser que resolvam fazer uma operação tapa buraco, justo na semana do brevet 100km, aqui é tranqüilo. O pelotão já deverá estar aquecido. Em direção a Cachoeira do Sul estaremos pedalando mais a subir do que a descer, mas a subida algumas vezes nem chega a ser percebida. Depois de 5 km pedalados na BR 153 estaremos cruzando em frente à entrada do Parque Witeck- local onde será realizado o PC-2 no retorno, mas que já na estrada apresenta sua beleza com os pinus nos dois lados da rodovia.
Serão quase 20 km na Br-153 até a entrada para Três Vendas.
Estão realizando operação Tapa Buracos na rodovia e o resultado é que o acostamento, antes mais limpo, agora tem mais cascalhos.

Quarta etapa do Percurso
Entrada para Três Vendas deixaremos um pouco a BR-153, mas estaremos em estrada tranquila, plana. Logo chegaremos ao Mercado Caçula local do PC-1
Para os novatos é importante avisar que neste ponto de Controle é obrigatório carimbar os passaporte do brevet que cada um receberá antes da largada. A parada é rápida, serão apenas 15 minutos. Não perca tempo, cuidado com a fila para o WC. No local tem um mercado bem diversificado, reponha a água e fique atento ao apito do Capitão de Rota para o inicio do retorno.
Novamente na BR-153 retornando em direção a Novo Cabrais. O percurso de retorno é com mais descidas e a vista da paisagem é mais bonita. O Botucarai estará estreito e será possível avistar a serra ao longe. Percurso fácil até o próximo PC que será realizado no Parque Witeck.

Quinta e última etapa do percurso
Faremos uma rápida parada no Parque Witeck, novamente é importante lembrar a necessidade de carimbar o Passaporte do brevet e ser ágil para evitar atrasos. Na chegada a saída do Parque teremos um trecho de aproximadamente 200 metros de estrada de terra.
Saindo do parque seguimos na BR-153 em percurso fácil por mais 5 km até Novo Cabrais.
Previsão de chegar na RST 287 às 10:55, neste horário a rodovia estará com mais transito de veículos onde é preciso mais cuidado mantendo sempre a direita e pedalando no acostamento. Neste trecho em sua maior parte a rodovia RST 287 tem acostamento de boa qualidade. O percurso de Novo Cabrais até o inicio da subida próxima ao Cerro Botucarai é plano. Precisaremos de atenção ao cruzar as duas pontes estreitas. Se for preciso iremos parar o pelotão e esperar a melhor oportunidade ( atenção: nunca pare em cima da pista). Chegando no Botucarai teremos a última e maior subida do brevet, São aproximadamente 1,5 km de subida moderada. Teremos que utilizar a terceira faixa da pista que em vários pontos apresenta desníveis. Se for preciso iremos reduzir bastante a velocidade neste trecho de subida. Chegando no final da subida restam ainda 8 km para a chegada no Pórtico de Candelária. Estes últimos quilômetros será basicamente a descer e é preciso ter cuidado com a velocidade, se for preciso o Capitão de Rota vai frear para evitar acidentes.
Pouco depois de chegar no Pórtico seguiremos em grupo até a praça central da cidade onde será realizada a chegada festiva e a premiação.
O percurso de estrada de terra do brevet 100km é apenas este da foto acima, na entrada do Parque Witeck.