segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Um século de Brevets Audax Ciclismo

Em 2007 quando estava no ginásio da vistoria para o Paris Brest Paris Randonneur 1200km, encontrei um senhor idoso baixinho que escutava e falava com dificuldade. Este senhor estava vendendo um livro tamanho de uma bíblia chamado: Un Siécle de Brevets D’Audax Cycliste. Ele me disse que aquele livro não era sobre os brevets randonneur, mas tinha muito da historia. Olhei o livro e fiquei louco para comprar, apesar de que levaria um tempão para ler todo. O problema era o tamanho e o peso para depois levar este livro nas costas, ou no alforge, até a Alemanha e Itália, locais para onde iria depois do PBP. Não comprei o livro, mas pensei em algum dia realizar a encomenda, mesmo com o custo maior de envio.
Depois na parte da tarde encontrei novamente o senhor que estava na parte externa do Ginásio. Conversei um pouco, mas ele tinha dificuldades para escutar e eu para falar em Frances. O Antonio Carlos Lacerda estava por lá e fez algumas fotos do senhor. O Lacerda conversou um pouco com ele e depois me disse, aquele velhinho já pedalou muitos brevets, não entendi quais.

Um 2008 quando entrei em contato com a UAF para realizar os primeiros brevets Audax no Brasil o então presidente Jean de Rudnicki disse que me enviaria no final do ano um presente.
No final de 2008 recebi um grande pacote postado na França. No pacote enviado por Jean, havia: um pin UAF, uma bandeirola UAF – Henri Desgrance e o Livro Un Siécle de Brevets d’Audax Cycliste. Aquele mesmo o livro escrito por Bernard Déon, aquele velhinho que pude conhecer em agosto de 2007. Não acreditei que estava com o livro/presente em minhas mãos.


O livro pode ser encomendado em:
http://www.audax-uaf.com/pratique/pages/deon.htm
Restam poucos exemplares. O livro retrata toda a historia dos Audax.
Bernard Déon faleceu no dia 10 de agosto de 2008 aos 83 anos de idade. Ele já havia escrito um outro livro em 1974 por ocasião dos 70 anos dos Audax Franceses. O livro de 58 paginas intitulado: Le Petit Livre Jaune des Audax pode ser salva na versão escaneada:
Clicando Aqui!

Os livros de Bernard Déon estão disponíveis apenas na língua francesa.
Fica aqui este post como homenagem e agradecimento ao trabalho realizado por Bernard Déon.

Nenhum comentário: