domingo, 7 de novembro de 2010

Os Sete Degraus do Audax Ciclismo

Com a realização do brevet 400 Audax foi possível perceber mais nitidamente algumas características do Audax.
Pedalada noturna
Exige mais atenção e apresenta mais dificuldades. Manter a média de 22,5 a noite, em trechos com subidas e algum vento contra, não é tão fácil quanto pode parecer.
O capitão de rota vai precisar de um ciclo computador com alguma iluminação noturna para facilitar o controle da média.
Andamento a 22,5 km/h
Em um brevet de andamento livre o ciclista poderá pedalar os 200km com uma média de até mais de 30 km/h e parando muito pouco para se alimentar. Quantas horas é possível manter uma média de 25 km/h, ou mais, sem carro de apoio, parando e se alimentando muito pouco? Quarenta? Cinqüenta?
O brevet de 400 mostrou que o mais cansativo nem sempre é pedalar, principalmente na média sustentável de 22,5, mas manter-se por longo tempo na estrada, sobre a bike e em movimento. Um randonneur experiente deve saber isto de longa data.
Neste brevet de 400 tivemos a oportunidade de perceber estes detalhes que podem fazer muita diferença. Este brevet deixou mais nítido os degraus da escala de dificuldades dos brevets Audax. Estes degraus nem sempre tem uma relação tão nítida com a distancia, mas mais focados no tempo de percurso e possibilidades de paradas e pernoites.

Os degraus

Os brevets de 100 e 150 km
São os brevets para iniciantes. Algumas vezes a dificuldade maior parece estar em controlar o pelotão e a ansiedade dos novatos.
Brevet de 200 km
É o primeiro brevet da série Audax própria dita. Apresenta as dificuldades normais de um brevet de 200 e estas dificuldades podem variar muito devido as condições climáticas. São aproximadamente 12 horas na estrada, tempo do pelotão, com paradas pré-determinadas e durante o dia.
Brevet de 400km
Segundo degrau apesar da distancia. São teoricamente dois brevets de 200km com um intervalo curto para pernoite. Trechos noturnos inevitáveis.
Brevet 300 km
São aproximadamente 19 horas de estrada, tempo do pelotão, com paradas rápidas e para refeições. Também tem trechos noturnos inevitáveis. A dificuldade maior do que o brevet de 400 é o fato de se ter um tempo maior sem pernoites. Largada na madrugada.
Brevet de 600
Em breve teremos oportunidade de descobrir este brevet. Com a experiência do brevet de 400 e com o estudo de como será Paris Brest Paris 2011 não fica difícil definir como será o brevet de 600. Largada no inicio da noite, percurso de pouco mais de 400 km com paradas rápidas e para refeição o que vai representar mais de 23h de viagem. Parada para pernoite com algumas horas de sono. Continuação no amanhecer do dia até o escurecer concluindo os pouco menos de 200km restantes.
Brevet 1000
Brevet especial da UAF. Realizado basicamente em 3 percursos de aproximadamente 335 km. Cada percurso pedalado em um tempo de viajem de aproximadamente 20 horas, tempo do pelotão, seguidas de uma parada para pernoite com aproximadamente 5 horas.

Brevet 1200
Paris Brest Paris Audax realizado a cada cinco anos, este é o único brevet de 1200km realizado na Formula Audax e o próximo será em 2011.
Para salvar o percurso
http://www.audax-uaf.com/cyclo/images/ITINPBP.pdf
Largada no inicio da noite
Primeira parte do percurso com 421 km. Uma noite e um dia inteiro com paradas rápidas e paradas para refeição. Um período parado para pernoite de algumas horas.
Segunda jornada com 312 km, seguido por uma nova parada para pernoite na madrugada.
Terceira jornada com 283 km, seguida de mais uma parada para pernoite. Alguma hora de sono.
Ultima jornada com aproximadamente 180 km e chegada.
Sobre o Paris Brest Paris Audax 2011 as informações em português estão sendo divulgadas no site http://www.audaxbresil.com.br/

O Próximo Degrau
Será o brevet de 300km do dia 28 de novembro e as informações serão divulgadas em breve.

Nenhum comentário: