segunda-feira, 5 de maio de 2014

Os três itens mais difíceis para caminhar um Audax 50km na chuva

1-    A largada, ou talvez poderia dizer: sair da cama, sair de baixo do telhado, sair da zona de conforto.

2-    Os pés;

3-  O psicológico, ou poderia dizer a chuva na cara.


1-    A largada, sair da zona de conforto.

O que é ruim com a chuva?

Ficar molhado: em uma outra hipótese de caminhar 50km em dia de sol e calor, você não estaria molhado de suor?
O frio: com mais humidade o frio é mais percebível, mas com certeza é melhor caminhar com frio (o nosso frio) do que com calor, pois o desgaste físico é menor. O frio é aquele do início, depois o corpo aquece.
As fotos: é mais difícil e complicado fazer boas fotos durante uma caminhada na chuva, mas o tema deste texto é caminhada e não fotografia.
A necessidade de bom vestuário: sim, quanto piores as condições de qualquer aventura, mais os bons equipamento fazem a diferença. Para caminhar na esteira, dentro de casa, não é preciso utilizar capa de chuva.
A princípio não existe nada que transforme a chuva em um empecilho insuperável para a caminhada a não ser enchentes, temporais e dilúvios, então porque não tentar? E se for bom e divertido?Se você já fez alguma “loucura” assim antes, precisa lembrar de como foi, então sair de casa vai ficar mais fácil;A melhor opção é não pensar na chuva, apenas controlar o pensamento: eu vou, é o que estava previsto.

2-    Os pés

Os pés sofrem mais com a humidade, pois esta, junto com o atrito, são as principais causas de bolhas.
A pisada, dependendo do terreno, fica mais irregular. Devido ao barro pode-se perder a tração, ter aumento do peso do calçado e ainda aumentar a probabilidade de escorregões.
Repetindo o escrito acima:  quanto piores as condições de qualquer aventura, mais os bons equipamento fazem a diferença.
Um calçado de boa qualidade vai fazer muita diferença.
Meias de boa qualidade irão fazer muita diferença.
Usar vaselina nos pés irá fazer muita diferença.
Trocar de meia durante os 50km e repor a vaselina nos pés irá fazer diferença.
Estar sempre atento ao terreno e onde pisa é importante.
O objetivo deste texto não é comentar cada detalhe do calçado, ou cada dica, mas apenas explicar que se você pretende ir mais longe caminhando, vai precisar de mais do que um par de chinelos.

3-    Psicológico

O sabor da vitória é maior quando o esforço para a conquista for maior.
O fator psicológico, determinação e força de vontade passa a ser mais importante a medida que a dificuldade aumenta. Caminhar na chuva, no calor, poderá ser psicologicamente mais difícil, mas em poucos momentos estaremos caminhando em condições ideais, pois alguma coisa sempre poderá estar nos importunando, poderá ser o vento, a poeira, os mosquitos, uma bolha, uma pedrinha no tênis... 
A verdadeira conquista é aprender a superar as dificuldades.
Caminhar 50km vai ser mais difícil do que caminhar 25, 75 mais difícil do que 50. A dificuldade é parte do desafio.

Se você não participar e o evento é realizado, vai ter que curtir as fotos dos amigos que participaram e pensar: eu deveria ter ido!
Os participantes que desistem acrescentam valor a conquista dos que continuam.

O nome Audax surgiu do termo audacioso.

Significado de Audacioso:
Que consegue realizar coisas em circunstâncias muito difíceis; que enfrenta situações complicadas; valente: policial audacioso.
Em que há inovação; que tende a inovar; arrojado: um professor audacioso.
Que demonstra petulância; que demonstra atrevimento; atrevido e petulante: empregado audacioso.
Que contém ou expressa audácia; que se arrisca; arrojado: uma teoria audaciosa; um argumento audacioso. (Etm. audácia + oso).

Caminhar 5 km na esteira é um bom exercício e 100% melhor do que ficar parado, mas não poderá ser o suficiente para ser considerado um feito audacioso.