segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Aprendizado!

Conclusões após o brevet 50km Santa Maria- jan 2012.

Este foi o segundo brevet Audax 50 km Caminhada realizado no Brasil, o nono de caminhada (incluindo os 25km da Bi-Audax) ainda estamos aprendendo a fazer Audax Marcha.
Realizados estes brevets ficou a questão de qual é o mais correto espaçamento das paradas nos brevets mais longos.
Para brevets longos é importante ter algumas paradas com mais opção de refeição e de tempo mais prolongado, o que exige mais tempo de caminhadas continuas, ou paradas anteriores com tempo reduzido. Para isto é importante ter um bom aproveitamento do tempo nas paradas. O Alam acrescentou a opção de apoio no brevet sem a necessidade de parada. Quando cruzávamos pelo carro poderíamos pegar mais uma garrafa de água, ou fruta. Esta opção será importante no brevet de 100 km e acredito que inclusive com opção de sanduíche e isotônico sem parada, ou com paradas muito curtas. No brevet de 75 programei paradas de 2 e 5 minutos.
Mais paradas no final e tempo de sobra para possível atraso.
No final de brevet de 75 as paradas programadas se mostraram importantes, não apenas por ser um tempo de descanso, mas também por ser um tempo para recuperar o atraso, ou o grupo. A opção de mais paradas no final deve ser pensada.
Tempo total com sobra de alguns minutos
É importante ter uma sobra de alguns minutos para o final do brevet, pois todos podem estar com dificuldades para manter a caminhada contra o relógio. Exemplo: brevet de 50 km tem o tempo máximo de 10 horas, programar a chegada para ser realizada com 9h e 50 minutos. Em caso de dificuldade o grupo pode reduzir um pouco ritmo no final e utilizar esta folga de 10 minutos para a chegada dento do tempo máximo.
Paradas conforme o relevo. No brevet de 50 km de Santa Maria, não houve dificuldade em relação ao relevo e altimetria, o que se mostrou importante, principalmente se compararmos o relevo e as dificuldades do brevet de 75. Devemos pensar na opção de paradas preferencialmente logo após um percurso mais difícil, logo após uma subida por exemplo, mesmo que uma parada de 2 minutos.
Dificuldade devido à caminhada continua.
Uma dificuldade nos brevets foi devido a falta de alongamento ( também antes do brevet) durante a caminhada. Para alongar as duas pernas será preciso digamos: um minuto= e o pelotão terá caminhado 100 metros. Se você estiver como capitão de rota, nem esta opção terá. Também noto mais dificuldades em trechos mais longos sem paradas. Isto reforça a necessidade de utilizar bem o tempo das paradas para poder alongar sempre e de termos paradas espaçadas.

Caminhada X Ciclismo
Em brevet de ciclismo, mesmo com uso de bicicleta de pinhão fixo, consigo alongar as pernas durante o andamento, na caminhada não;
Em brevet de ciclismo consigo descansar na descer, na caminhada sinto mais dificuldade nesta hora, pois o esforço com os membros inferiores é maior;
Em brevet de ciclismo, se me atrasar, consigo pedalar mais rápido e alcançar o pelotão pedalando na média de 25 km/h ou mais. Na caminhada será preciso caminhar mais rápido, ou correr e o tempo e a dificuldade para buscar o pelotão é maior. Na caminhada não tenho o infortúnio de me atrasar devido a um furo de pneu.
Pedalando a velocidade é maior e o vento:- alivia mais o calor e trás mais frio;
- trás mais dificuldade para o ciclista do que para o caminhante;
O percurso do ciclismo geralmente tem mais opção de longos trechos em uma mesma direção e estrada com possibilidade de vento contra.
No próximo final de semana irei pedalar o brevet Audax de 200 km e será possível comparar com o brevet de 50 km de caminhada.

Acredito que, depois de caminhar 50 km, pedalar 200, será ainda mais fácil.

Caminhar, ou correr 25 km?
No Audax os 25 km são caminhados na média de 6 km/h e a média geral é de 5 km/h.

A duração de cada pisada é maior do que na corrida e a distancia da passada é menor.
O impacto nos joelhos acredito sem menor, mas confesso que preciso estudar melhor isto!
A respiração é normal e a queima de gordura é grande.
Correr, ou caminhar? depende, os dois são bons, mas se é bom, então caminhar é melhor, pois demoramos mais para chegar no final dos 25km. Temos mais tempo para conversar, já que estamos respirando tranquilamente. ( ou não!)-:

Luiz M. Faccin.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Relato Audax Caminhada 50 km Santa Maria- jan 2012


Relato Audax Caminhada 50 km Santa Maria

Largada a 1:30 do dia 28 de janeiro
Existe uma regra, nos brevets Audax de ciclismo, que diz que devem ser realizados preferencialmente entre o nascer e o por do sol, mas o brevet é de caminhada e estamos no verão com dias quentes. Nada mais correto do que aproveitar o clima fresco da madrugada, ainda mais se o percurso a ser caminhado no escuro é quase exclusivamente urbano e iluminado.
Largada na Academia Sadhana em Camobi durante uma madrugada de clima muito agradável e com céu estrelado. No inicio onze caminhantes, mas alguns fariam apenas o primeiro percurso de 25 km brevetando neste brevet. O percurso seguiu em direção ao centro até a praça e depois em direção a rodoviária, onde foi realizado a primeira parada e PC (12,20 km 20 minutos de parada). Antes da parada prevista a minha esposa quis visitar o Mac Donalds, não para comprar hambúrguer, mas para tirar a água do joelho ( este pode ser um problema no percurso urbano ). O Nelcy Madruga ( Sr Madruga)me acompanhou na espera e ajudou a nos levar no caminho certo até o ponto de parada. Este é o espírito do Audax, o de solidariedade. Logo no inicio foram mais de 2h de caminhada ininterrupta. A parada na rodoviária deu tempo de alongar, visitar o WC, reabastecer a água e também tomar um café e comer um pão seco de queijo.
Depois do PC um retornamos cruzando em frente ao Hipermercado onde estavam duas senhoritas bêbadas em um carro estacionado, uma gritou: “legal, caminhem por mim”. Não pude deixar de responder: beba por mim!. O pessoal da madrugada na ruas da região estava divertido. Em frente a um Fast Food Sub... duas moças, segurando lata de cerveja, queriam saber o que era aquela caminhada. Três rapazes, que não estavam bêbados, perguntaram o que era aquela caminhada, alguém respondeu que era um desafio de 50 km e eles iniciaram caminhada atrás do grupo. Um destes segurava um violão e eu disse: para participar tem que ser tocando e cantando. Dito e feito, este foi o primeiro Audax Serenata de 200 metros. Os três seguiram caminhando e cantando com a gente o que foi muito divertido, pena que foi apenas por algum tempo.
Descemos um trecho escuro até a RS-287 e logo depois seguimos na 158 em direção a Camobi. O trecho foi o mais perigoso do percurso, principalmente na travessia logo após o movimentado trevo. Havia levado as tornozeleiras refletivas, o Capitão de Rota e mais o Alexandre estavam utilizando colete refletivo e alguns utilizavam lanternas de cabeça. A esposa do Alam, que fez o apoio durante o brevet, seguia com o carro atrás do grupo iluminando a estrada e aumentando a segurança. OBS: carro iluminando a estrada não é permitido nos brevets Randonneur de ciclismo, mas nos brevets de caminhada não existe este tipo de proibição pois cada um deve mover-se com as próprias pernas.
Na Academia completamos os 25 km às 6h da manhã. Novamente realizamos um percurso de mais de 2h de caminhada ininterrupta. O pessoal do brevet de 25 km recebeu as medalhas e sumiu. O pessoal do brevet 50 ficou para aproveitar 60 minutos de descanso. Tempo para tomar um café, comer algumas frutas, alongar, reidratar, deitar alguns minutos, trocar de tênis e meias...
Reiniciamos a caminhada com a chegada do dia e o nascer do sol estava formando uma bela imagem iluminando as nuvens. Cruzamos em frente a Base Aérea onde tem uma monumento avião e um outro ao desperdício do dinheiro. Seguimos na 287 em direção a Candelária e Santa Cruz do Sul. Deu vontade de fazer este percurso de retorno para casa caminhando, mas em mais de um dia é claro. Mais um percurso perigoso, principalmente nas pontes onde o acostamento, antes e depois, esta tomado por mato e é preciso pular para alcançar a mureta destinada aos pedestres. Sempre vinha veiculo quando estávamos em cima de ponte. Chegamos na “Entrada Palma”, que leva em direção a Silveira Martins, 8 km depois e seguimos na direção norte com vento e sol nas costas. A paisagem mudou e fiquei animado com a possibilidade de fazer mais algumas fotos, apesar de sempre me atrasar devido a isto. Em frente a uma casa os cachorros assustaram um gambá que subiu em um arbusto onde ficou me esperando para a foto. Algumas casas abandonadas e casarões antigos foram o alvo da lente. O sol estava quente e trouxe o calor, que esquentou também o asfalto e tudo começou a ficar mais difícil.
Seguimos em estrada a esquerda em direção a bonita localidade de Arroio Grande. A estrada mais baixa e sem vento fez o calor aumentar. A Maria Alice que estava com dores ficou mais atrás no grupo, Alexandre ficou para ajudar. Foi o espírito de solidariedade. OBS-1: nos brevets de Audax Ciclismo existe a obrigação de quando um ciclista tem dificuldade e perde o pelotão, outro deve ficar para ajudar. Nos brevets de caminhada não existe esta exigência e um participante pode seguir sozinho. OBS-2:Nos brevets de ciclismo o ciclista atrasado tem o tempo da parada no próximo ponto para recuperar o pelotão, nos de caminhada o tempo é de 14minutos e 59 segundos. Para entender o porquê deste tempo, leia a história do Audax Marcha.
Chegamos ao bar em Arroio Grande, local do PC, com alguns minutos de atraso que foram reduzidos do tempo de parada. Caminhamos mais de 3 horas ininterruptas até este PC. No PC tive tempo de repor a água, ir ao WC, lavar o rosto e molhar cabeça, tomar um refri e comprar uma paçoquinha. Por falta de tempo alonguei apenas uma perna e sai com dores na outra! O mesmo me disse o Sr Madruga que não teve tempo de alongar. O Alam para ajudar a Maria Alice, que não queria desistir, o Alam saiu alguns minutos antes logo após a sua chegada. OBS-3: Quando o capitão Alam saiu antes ele e Maria, passaram a ser o primeiro pelotão e estavam alguns minutos a nossa frente no tempo certo da prova. Seguindo regulamento os demais ( atrasados!) teriam até 14 minutos e 59 segundos a mais para chegar no ponto final do brevet no km 50.
A desvantagem do asfalto no verão durante o dia é o calor que tornou o final difícil. A minha esposa que estava com dores, me disse: “nunca mais venho nestas loucuras, não precisa nem me convidar”. Eu não pude segurar a gargalhada. Ela sempre me relembrava quando retornava de algum brevet longo e difícil dizendo: não vou mais. Agora quem estava dizendo isto não era eu!
O ultimo trecho foi de 7,5 km a ser caminhado em 75 minutos. Caminhavamos cerca de 300 metros atrás do Alam e com cerca de 3 minutos de atraso. Seria possível buscar os dois, mas praticamente todos estavam enfrentando algum problema. Quase no final apurei o passo e fui chegando mais próximo. A travessia do RS 287 atrasou um pouco os participantes. Completei os 50 km exatos com uns 100 metros e 2 minutos de atraso alem do tempo do Alam. Fiz uma foto do GPS e ainda vou estudar como transferir as informações para o micro. Os demais chegaram logo depois.
A premiação foi na piscina com gelo onde fiquei com os pés por 7 minutos.
O retorno para casa dirigindo, mesmo depois de mais uma taça de café, foi com muito sono. O descanso foi depois de um bom e analgésico banho.

Foi muito boa a experiência de mais este brevet de caminhada, muito bom rever alguns já conhecidos participantes. Parabéns ao Alam e esposa pela organização. Possivelmente teremos em fevereiro um brevet de 75 km em Santa Maria. O de 100km a data será confirmada assim que possível.

Luiz Maganini Faccin
29 de janeiro de 2012.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Próximos brevets Audax- Ciclismo e Caminhada

Próximos brevets Audax Ciclismo- Caminhada

Ciclismo

Clube: Clube Audax do Planalto- Oswaldo de Oliveira Nunes
Local: Brasilia, DF
Data: 14-01-2012
Largada 7h
Distancia: 100 km

Clube: Clube Audax do Planalto- Oswaldo de Oliveira Nunes
Local: Brasilia, DF
Data: 15-01-2012
Largada 7h
Distancia: 150 km


Caminhada


50 km AUDAX MARCHA
Academia Sadhana-
Santa Maria, RS- Camobi
Data: 28 de janeiro de 2012
LARGADA DE MADRUGADA, A 1H30,
COM CHEGADA AS 11H30 H.
Alan Sangoi

25 km AUDAX MARCHA
Academia Sadhana-
Santa Maria, RS- Camobi
Data: 28 de janeiro de 2012
LARGADA DE MADRUGADA, AS 7H,
COM CHEGADA AS 11H30 H.
Alan Sangoi

Ciclismo

Clube: Clube Audax do Planalto- Oswaldo de Oliveira Nunes
Local: Brasilia, DF
Data: 04-02-2012
Largada 6h
Distancia: 200 km

Clube: SAC- Sirlei Ninki
Local: Charqueadas, RS
Data: 05-02-2012
Largada 6h
Distancia: 200 km

Clube: Santa Ciclismo- Luiz M. Faccin
Local:Santa Cruz do Sul, RS
Data:04-03-2012
Largada 7h
Distancia: 100 km

Visite o calendário:
http://www.audaxbresil.com.br/

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Brevetados Bi-Audax- Fotos

Alexandre Luis de Jesus
Vinicius Dreher Bardon
Luiz Maganini Faccin
Cláudio A. Manfredini Rigoni
Daniel Scartezini
Lucio Roberto Schossler
Edimar da Silva
Jean Carlo Hansen

O ciclista Giuseppe Faccin completou os 100 km da etapa de ciclismo, mas não participou de caminhada.

A maior dificuldade foi o calor na tarde de domingo durante a etapa de caminhada.

Veja algumas fotos de:
Luiz M. Faccin

Jean Carlo Hansen

Reportagens:

http://valedoesporte.com.br