quinta-feira, 26 de maio de 2011

Detalhes dos brevets caminhada de 50 e 25 km

Teremos opção de transporte de Santa Cruz do Sul até o local de largada dos brevets de 50 e 25 km.
O transporte será opcional, com custo adicional e a confirmar, dependendo do interesse- confirmar interesse no ato da inscrição.
O brevet de 50 km terá a largada às 7h em Vale Verde.
Transporte com saída do Campus UNISC-Ginásio em Santa Cruz do Sul às 6h, sem direito a atrasos. Previsão de chegada em Vale Verde às 6:30.
O brevet de 25 km terá a largada às 12h em Passo do Sobrado.
Transporte com saída do Campus UNISC-Ginásio em Santa Cruz do Sul às 11h, sem direito a atrasos. Previsão de chegada em Passo do Sobrado às 11:30.

Café da manhã antes da largada do brevet 50 km
Entre às 6:30 e 6:55, antes da largada do brevet de 50 km, teremos café da manhã opcional na Pousada do Alemão a 100 metros do local da largada.
Valor do café: R$4,00
Pagamento na hora e no local, mas é necessário fazer a reserva antecipada até o dia 24. Reservas com Breno: brenopiresmoreira@gmail.com ou(51)9716-4473

Não existe pre requisito para a participação no brevet de 50 km, desta forma mesmo que não participou do brevet de 25 do dia 01 de maio poderá realizar a inscrição e caminhar o brevet de 50. A idade minima para participar dos brevets Audax Caminhada é de 18 anos.

A entrega do passaporte ao participante será realizada 10 minutos antes da largada de cada brevet.

O que é preciso levar na mochila:
O básico para caminhada entre um ponto de parada e outro-
- Água: 500 ml a 1 litro;
- Algum lanche;
- Protetor Solar;
- Câmera digital;
- Documento com foto;
- Agasalho, o brevet de 50 km deverá ser realizado com qualquer tempo.
- Repelente de mosquitos;
- Dinheiro para compra de algum item em alguma das paradas realizadas em bares e mercadinhos.

Veiculo de apoio
Teremos quase sempre um veiculo de apoio próximo ao grupo da caminhada.

Veiculo Resgate
O participante que desistir de continuar caminhando o brevet terá opção de desistir e seguir no veiculo da organização, mas o retorno a Santa Cruz do Sul não será imediato o que poderá ser realizado apenas no final do brevet.

Ciclistas de Apoio
Deveremos ter alguns ciclistas que deverão pedalar o percurso dos brevets, principalmente o de 50 km, fazendo alguns possíveis apoios aos participantes, EX: indicar o caminho correto para participante que possa estar atrasado.

Condução com ajuda do GPS
Os Capitães de Rota estarão utilizando GPS para facilitar a navegação e o controle da velocidade de andamento do pelotão

Paradas adequadas ao percurso
O brevet de 25 km será realizado com paradas mais espaçadas a cada 5 km aproximadamente. Nos primeiros 25 km do brevet de 50 as paradas serão realizadas de maneira mais adequada ao andamento do pelotão conforme o relevo, desta forma poderemos ter algumas paradas com apenas 2 minutos, depois de uma subida, e uma parada com até mais de 10 minutos em um próximo ponto.
A partir do km 25 os participantes do brevet de 50 km estarão caminhando junto com os demais do brevet de 25km.

Alimentação e hidratação durante a caminhada
Em breve serão divulgadas as opções de alimentação durante os brevet.
Basicamente teremos água e frutas em todas as paradas. Alguns terão alguns itens a mais.

Primeiros Socorros
Um dos Capitães de Rota estará levando um kit de primeiros socorros que estará a disposição a todos os participantes da caminhada em caso de necessidade.
Também teremos kit de primeiros socorros no carro da organização.

Caminhada em estrada não pavimentada
A caminhada realizada em estradas com piso irregular com pedras, buracos, areia, exige o uso de um calçado mais reforçado e meia mais apropriada. Pesquise sobre o calçado mais adequado. Use calçado confortavel e usado, nunca novo em uma caminhada longa. Veja algumas fotos do percurso e confira o terreno
Percurso no dia 08 de maio
Reconhecimento no dia 22 de maio
Caminhada treino dia 05 de junho


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Seguro de vida e acidentes pessoais
Os participantes dos brevets de 25 e 50 km estarão cobertos por apólice de seguro de vida e acidentes pessoais durante o período de realização dos eventos.

Local de chegada e premiação
O local de chegada do brevet de 25 e 50 km é na loja Faccin Bicicletas.
O local de premiação é no salão de festas do Condomínio Jardim Oktober, (rua João Pessoa 670) e que fica a 3,64 km do local da chegada e 1,5 km da UNISC.
Os participantes dos brevets estão convidados para a caminhada turística extra até o local da premiação. Nesta caminhada cruzaremos por pontos turísticos do centro da cidade. Os participantes que estiverem cansados, ou com algum problema, poderão pegar carona em algum dos carros da organização( poderá ser necessário realizar mais de uma viagem

Apoiadores:
Prefeitura Municipal de Vale Verde;
Prefeitura Municipal de Passo do Sobrado;
Escritorio de Advocacia Breno Moreira
Faccin Bicicletas
UNISC
Clube Trekking de Santa Maria
Academia www.e-sadhana.com.br
Grupo Santa Ciclismo

Percurso brevet 50 km

Pontos de parada, PCs, distancias e horários

Altimetria Audax 50 Km: aclive acumulado de 678 metros

Ponto de menor elevação: 41 metros de altitude.
Ponto de maior elevação: 204 metros de altitude.
Altitude média: 82 metros.
Inclinação máxima de aclive 13,3%.
Inclinação máxima de declive -16,9%.
Média de inclinação aclive/declive: 2,5% e -2,5% respectivamente.

Percurso brevet Caminhada 25 km

Pontos de parada, PCs, distancias e horários brevet de 25 que também é a continuação do brevet de 50

Altimetria Audax 25 Km: aclive acumulado de 318 metros e declive acumulado de 330 metros

Ponto de menor elevação: 41 metros de altitude.
Ponto de maior elevação: 149 metros de altitude.
Altitude média: 78 metros.
Inclinação máxima de aclive 13,3%.
Inclinação máxima de declive -13,9%.
Média de inclinação aclive/declive: 2,5% e -2,4% respectivamente.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O que é Audax Marcha ( Caminhada) e definições

O que Audax Caminhada
Audax não é competição, mas uma prova de regularidade, uma caminhada de longa distancia em grupo a um ritmo imposto de 6 km/h descontado as paradas ( 5 km/h no tempo geral).
Audax é antes de tudo uma prova de resistência para melhorar a saúde, um passeio para aqueles um pouco mais experientes. O objetivo é o de largar em grupo e chegar nas mesmas condições.
Audax é uma oportunidade de eliminar o stress, de conhecer novos lugares e de fazer amigos.
A origem dos brevets Audax Caminhada foram as experiências dos brevets Audax Ciclismo que são realizados na França desde 1904.

Para ler o Regulamento visite o site da organização dos brevets Audax no Brasil

http://www.audaxbresil.com.br/regulamentos/4-regulamento-audax-marcha

Audax
O Audax define-se como uma prova de regularidade e de resistência, a andamento imposto conduzido e controlado por capitães de estrada que controlam a velocidade do grupo. Esta, entre dois controles é de 20,22,5 ou 25 km/h de acordo com o perfil do percurso (média horária anunciada com antecedência) para os ciclistas;
de 6 a 6,5 km/h para os caminhantes;
de um mínimo de 1,714 km/h para nadadores;
de 7 km/h para os remadores e de cerca de 9 km/h para esquiadores de fundo.


O que é a homologação!
É o registro dos resultados na União dos Audax Franceses (UAF) que é o clube que criou e é responsável pelos brevets Audax do qual o brevet de 25 km faz parte do calendário deste ano.

O que é brevet!
São estágios de qualificação que levam a uma opção de premiação ou participação de evento maior. No caso dos brevets da UAF, não é obrigatório ter participado do brevet anterior para participar de um evento maior, por exemplo do brevet caminhada de 50 km, mas somente a conclusão de um brevet da direito a homologação que é pré requisito para premiações maiores como por exemplo o premio de Águia de Bronze Marcha- medalha para o caminhante que concluir os brevets seguintes : 4 x 25 km, 3 x 50 km, 2 x 75 km e 1 x 100 km

domingo, 8 de maio de 2011

História Audax Caminhada

Historia Brevet Audax Marcha( caminhada)
Diante do sucesso atingido pela realização do primeiro brevet Audax Ciclismo, 3 de abril de 1904, Henri Desgrange, que havia criado os Audax Franceses, pensou imediatamente em aplicar esta formula desportiva a marcha ( caminhada).
Pensava assim relançar o turismo pedestre em uma prova que não permitia classificação, mas que um valor moral correto, saudável e esportivo, no mais puro amadorismo, com o objetivo de fornecer a cada esportista o meio de exprimir o seu valor físico praticando ao mesmo tempo o turismo no meio da natureza. Henri Desgrange desejava estipular a distancia desta prova em 100 km, mas esta distancia pareceu enorme a muitos esportistas que duvidaram que pudesse ser percorrida esta distancia em 24 horas.
Devido a isto foi decidido fazer um ensaio prévio e um colaborador do Jornal Auto, Luis Maertens, se ofereceu para este ensaio com mais dois de seus amigos. No mês de maio de 1904, Maertens e um de seus amigos conseguiram fazer os 100 km em 21 horas. O outro companheiro se resignou e abandonou o desafio no km 80 devido as feridas nos pés. Assim a prova foi realizada, sem nenhuma preparação especial, que foi o caso dos três precursores, e podia se ter êxito em caminhar por 100 km. Imediatamente a data do primeiro brevet oficial do Audax Marcha foi fixada para o dia 26 de junho de 1904 sobre uma distancia de 100 km a realizar se em menos de 21 horas. O percurso com saída na Porte Maillot passava por Ville-D’avray, Versailles, Rocquencourt, Marly, Saint-Cermain, Conflans, Eragny, Pontoise, Auvers, L'Isle-Adam, Méry, Saint-Leu, Eaubonne, Epinay, Porte Champerret.
Após três saídas preparatórias realizadas nas distancias de 40, 50 e 70 km, dos 96 candidatos que se inscreveram, 72 se apresentaram ao local de largada. Este sucesso inesperado foi coroado com a chegada de 64 caminhantes que concluíram no prazo. Agrupados atrás os Capitães de Rota Boulard e Foureau, que haviam sido escolhidos entre os participantes experientes desejosos de conduzir o primeiro brevet oficial dos Audax Pedestre.
Cada recém chegado recebeu um diploma que atestou o seu desempenho e teve direito a usar uma insígnia do Audax Francês esmaltado na cor azul para os pedestres. Para satisfazer os numerosos pedidos, uma segunda saídafoi realizada no dia 25 de setembro de 1904 e dos 76 participantes, 72 conquistaram a insígnia do Audax. No ano de 1906, três provas foram realizadas: a primeira no dia 26 de março com 30 participantes e 30 vitoriósos, a segunda dia 04 de junho com 30 participantes e somente 22 que chegaram, o calor impediu alguns participantes de continuar e por ultimo no dia 08 de outubro com 23 participantes e 22 que concluíram. Este ultimo brevet foi organizado pela primeira vez pelo Clube Audax da França, sociedade fundada no final do mês de agosto e a quem o inventor, Henri Desgrange havia confiado a direção técnica, os treinos e a organização dos brevets pedestre. O Audax Clube da França devia assegurar a continuidade destes brevets até 1961. No ano de 1905 varias províncias a exemplo de Paris, haviam realizado os brevets, especialmente Toulouse e Nice.
Em 1906 decidiu se que a frequência dos brevets em Paris seria de dois por ano, em junho e em setembro, isto a fim de respeitar certa regularidade na realização dos brevets. Em 1907, incentivado pelo sucesso dos brevets oficiais e com o conselho de caminhantes particularmente qualificados, pensou-se em organizar um brevet em uma distancia maior, a intenção dos caminhantes já titulares do titulo de Audax: seria o brevet maior do Audax Caminhada. A distancia seria de 150 km a percorrer em menos de 24 horas com andamento médio de 7 km/h.
Nos dias 28 e 29 de setembro de 1907, sobre o percurso seguinte:Porte Maillot, Bezon, Le Pecq, Saint-Germain, Orgeval, Flins, Epône. Mantes, Rolleboise, Preneuse, La Roche-Guyon, Vétheuil, Limay, Issou, Meulan, Vaux, Triel, Saint-Germain, Marly-le-Roy, Rocquencourt, Versailles, Ville-d'Avray, port de Saint-Cloud. Dezesseis caminhantes partiram, mas a chuva persistente e as trovoadas colocaram a prova a sua coragem. A resistência pouco comum de quatro dos participantes lhes permitiu de terminar este desafio em 25h e 15 minutos. Foram eles: Bontron, Deschamps, Drussy et Poincelet.
Nos anos seguintes os brevets de 100 km foram realizados regularmente com a condução do incansável Poincelet que em 1912 conquistou a seu décimo segundo brevet oficial. Em 1913 , seguindo os numerosos pedidos de brevets pelos titulares dos de 100 km, o Audax Clube da França organiza um novo desafio entre Paris e Rouen, com uma distancia de 131 km a percorrer em menos de 24 horas. No dia de pentecostes, 21 partiram e 19 completaram o percurso em 23h e 45 minutos, sempre sobre a direção de Poincelet que tomou a iniciativa desta organização. Após a organização do brevet de 100 km do dia 24 de maio, o ano de 1914 teve a organização do segundo Paris Rouen no dia 31 de maio sendo que 22 caminhantes estavam na largada e 18 na chegada com 23h e 27 minutos. A organização mais importante foi preparada para o dia 15 de agosto ( data comemorativa na França) com o percurso de 150 km de Paris a Troyes. Infelizmente o inicio da Grande Guerra no inico do mês de agosto de 1914 tornou impossível realizar a prova que teve que ser cancelada. Contra tudo, em 1915, brevets foram organizados e fizeram parte jovens que ainda não haviam participado. O terceiro Paris Rouen foi organizado e pensou se em fazer o brevet de 150 km que não pode ser organizado no ano anterior. Troyes se encontrava na zona de guerra e eles deveriam encontrar um novo percurso. Foi realizado de Paris a Bernay passando por Nantes, Evreux, Conches e Beaumont-le-Roger, sendo 150 km à efetuar em menos de 28 horas com prazo suplementar de 2 horas. A prova se desenvolve em baixo de chuvae dos 14 participantes, nove chegam em grupo em 27h e 53 minutos, em seguida dois outros caminhantes completam em 28h e 48 minutos, ou seja, 11 brevetados se bem que o mal tempo não facilitou a realização desta performance.
Apesar do sucesso a atividade do Audax caminhada se atrasa e deveria nunca mais retornar ao mesmo ritmo após o fim da guerra, contudo dois brevets foram organizados regularmente todos os anos, bem como o Paris Rouen e de dois em dois anos se acrescente o brevet Paris- Bernay que se tornou um percurso clássico.
No final de 1929 haviam chegado aos seguintes números: 1829 brevetados de 100 km, 168 brevetados em paris Rouen, 72 brevetados de Paris Bernay, 16 brevetados do brevet Audax feminino de 50 km em menos de 12 horas criado em 1924 para as senhoras que não queriam mais participar das provas de quilometragem superior. O Clube Audax da França e seus sacrificados capitães de rota continuaram a organizar os brevets durante a Segunda Grande Guerra, sempre com a ajuda do Jornal Auto e após a guerra pelo Jornal L’Equipe que o substituiu. Em 1961 a morte do ultimo dos grandes Capitães de Rota da ACF ( Audax Clube da França) , Raymond Viala a União dos Audax Franceses (UAF) segue organizando os brevets Marcha. Nesta data sob a condução dos Capitães de Rota, Alazet, Borba e Rousseau, os brevets preparatórios foram realizadas nas distancias de 25 e 50 km comprovados com uma insígnia especial. Em 1966 estas distancias são transformadas em brevet Audax Marcha verdadeiramente e pode-se fazer antes de participar do brevet de 100 km que é a única que dá direito ao titulo de Audax Pedestre numerado desde a sua origem. Do mesmo modo Paris Rouen e Paris Bernay tornaram se brevets de realização regular e também sobre a forma de andamento mais ou menos livre ( Obs: entenda-se como um brevet permanente, mais fácil de entender como o funcionamento do Caminho de Santiago de Compostela).
No final de 1968 os brevets foram confiados a um jovem caminhante, Jean Loius Mouchet que se ocupa da função de capitão de Rota e de organizador com toda a força de sua juventude. Sob sua impulsão os brevets caminhada da UAF. Em 1968 os brevets de Audax Pedestre da UAF tem uma renovação pois entre 68 e 71 o efetivo de participantes triplicam. Infelizmente Jean Loius Mouchet morreu acidentalmente co 23 anos de idade. Mais este fim brutal não colocou um freio no sucesso dos brevets Marcha dos Auax. Jean Louis Mouchet lançou o movimento, rendemos a ele esta homenagem e o sucesso não pode ser mais desmentido dado que o numero de participantes aumenta a cada ano. No final do inevrno de 1972- 1973, 4247 brevets de homologação de Audax Marcha de 100 km foram emitidos desde a sua criação em 1904.
B. D. Fevereiro de 1974.
Traduzido por Luiz M. Faccin, junho de 2011.

Primeiro brevet Audax marcha na América Latina foi organizado em Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, no dia 01 de maio de 2011.
No dia 26 de junho de 2011 será a vez os brevets de 25 e 50 km com respectivas largadas em Passo do Sobrado e Vale Verde, RS, Brasil

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Primeiro brevet Audax Caminhada da América do Sul

Pretendia escrever um relato legal deste primeiro brevet, mas ficou difícil, não sei nem por onde iniciar. Tudo o que eu escrever não ficara nada semelhante com o que foi organizar e caminhar os 25 km com um grupo de 39 pessoas. A possibilidade de testar algo novo, descobrir novas possibilidades, conhecer gente diferente e relembrar antigas caminhadas já seria mais do que bastante para o Audax Marche ser bom, mas foi mais do que isto.
Brevet No Stress
1- Muito mais tranquilo caminhar do que pedalar um Audax.
2- Preocupação com o transito quase zero;
3- Participante atrasado quase não teve;
4- Tombos, pneus furados e problemas mecânicos?Nada;
5- Participante reclamando da velocidade do Capitão de Rota, ou querendo ultrapassa-lo?Só eu que tive que vir a frente para abrir o PC, mas não foi com intenção de chegar antes;
6- A possibilidade de conversar durante o brevet é maior;
7- Existe a possibilidade de participar do brevet de mãos dadas com a esposa, ou namorada;
8- Mulher chateada porque você saiu de casa para participar de um Audax?Só se você não quis leva-la junto;
9- Brevet com gente bonita, inteligente e simpática, muitas brincadeiras e piadas;
10- Dificuldades? Parece tão simples caminhar, mas exige um esforço, preparo equipamentos e técnicas. Pode não ser tão fácil, principalmente sem alguns cuidados.
11- Mais lento do que o ciclismo, mas com mais oportunidade de sentir o percurso que não fica limitado à estrada asfaltada;
12- Saiu juntos e chegar juntos é o normal e não representa um esforço imposto pelo regulamento ao participante acostumado a caminhar sozinho;
13- Sem o uso de um veiculo todos são mais iguais. As diferenças são mais genéticas do que monetárias.

Pioneiros Audax Ciclismo e Caminhada
Participantes do primeiro brevet caminhada e que participaram também do primeiro brevet Audax Ciclismo que foi realizado no dia 08 de março de 2009:
Claudio Antonio Manfredini Rigoni- Capitão de Rota nos dois brevets. Primeiro Capitão de Rota Audax do Brasil
Luiz Maganini Faccin, organizador dos dois brevets;
Claiton Ketzer
Adilson Bohnen
Dacivaldo Silva Matos
João Henrique Londero de Oliveira

Brevet família
Tivemos neste primeiro brevet caminhada:
Pai e filho
Pai, mãe e filha com namorado.
Pai com filhos
Vários casais.

Brevet para mulheres
Doze mulheres participarem deste brevet, comparado a um brevet de ciclismo é um numero grande, mas segundo alguém de Santa Maria, conforme o nível de dificuldade da caminhada, a participação feminina é maior do que a dos machos.

Mais brevet
Quem participou quer mais e o brevet de 50 km é certo, mas a data será definida em breve.
Agradecimentos:
UNISC
Faccin Bicicletas Ltda
Hotel Feldmann
Dacivaldo da Benvenutti de Santa Maria
Tiago do Clube Trekking de Santa Maria
Capitães de Rota: George Munstock , Ricardo Maerker e Claudio Rigoni

Tente entender os andarilhos da estrada, mas cuidado para não se tornar um.
Luiz M. Faccin
Maio de 2011.

terça-feira, 3 de maio de 2011

domingo, 1 de maio de 2011

Fotos Audax 25 km Caminhada

Fotos do primeiro brevet Audax Caminhada do Brasil

De Luiz M. Faccin

De Tiago Korb

De Claudio Rigoni

De Ricardo Maerker
Agradecemos as fotos.