domingo, 28 de novembro de 2010

Brevet 300 km Cancelado

Desde 2005 são organizados brevets Randonneur e Audax em Santa Cruz do Sul e nenhum deixou de ser realizado ou teve a data alterada, mas neste dia 28 tivemos um bom motivo para cancelar o brevet de 300km Audax. Seria o primeiro brevet de 300km na Formula Audax. A madrugada estava agradavel para pedalar, mas não é possivel deixar de observar o regulamento Audax:
http://www.audaxbresil.com.br/regulamentos/3-regulamento-audax
Artigo 5.1
Para ser homologado, um brevet não poderá ter menos de 4 participantes na largada e 3 na chegada.

Não existe previsão de uma nova data para a realização deste brevet pois o calendário de 2011, Audax e Randonneur, será bastante "recheado".

Agora é continuar trabalhando para a realização do primeiro brevet Audax Marcha em abril. Continuar se preparando para o Paris Brest Paris Audax 2011.
Visite o calendário dos brevet no site:
http://www.audaxbresil.com.br/

Não deixe de pedalar!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Brevet Audax 300 km

No próximo dia 28 será realizado o primeiro brevet de 300 km Audax-UAF

Programação e percurso:
Dia 28 de novembro:
3h- concentração para largada, retirada do kit para o brevet, confirmação inscrição e assinatura do termo de responsabilidade. Local Antonios Hotel
3:30 h largada no Hotel Antonios no centro de Santa Cruz do Sul.
Ponto de retorno- Pedágio Univias antes de Cruzeiro do Sul, km 51.
Pc-1 Restaurante Casa Cheia- km-73, parada 20 minutos, 6:46.
Pc-2 Pesque e Pague Panorama- km 128, parada 20 minutos, 9:32.
Ponto de retorno- Posto ABS em General Camara, km 156.
Pc-3 Pesque e Pague Panorama- km 183, parada 60 minutos, 12:18.
Parada de 20 minutos- Posto Kastel, km 229, 15:20
Volta no Lago Dourado
Parada de 20 minutos na Padaria Roque Schuh, km 268, 16:55
Retorno no Trevo da Formosa na rodovia BR-471 em contrução, km 291, 18:15
Retorno a Vera Cruz centro, km 310, 19h.
Premiação: no Antonios Hotel alguns minutos após a chegada dos últimos ciclistas.
Média 22,5 km/h
Pedalada em grupo.
O percurso seguira a mesma ideia do brevet de 400 km, aproveitando as vantagens da Formula Audax, daremos continuação ao Tour Turístico nos arredores da cidade. Novamente teremos alguns trechos urbanos. No brevet de 400 os ciclistas conheceram Cerro Alegre, entrada para o Autodromo, Rincão Del Rey, Rio Pardinho e Aeroporto. No brevet de 300 os ciclistas irão conhecer: Vera Cruz, Br 471 nova até o trevo de acesso a Formosa, passando próximo a Ferraz, arredores de Vera Cruz e o percurso inclui também uma inédita (em breves) volta do Lago Dourado, veja imagem.


Equipamentos obrigatórios:
Uso obrigatório do capacete, luz eficiente e em bom estado de funcionamento, luz traseira vermelha, colete refletivo de boa qualidade. Os capitães de rota do período noturno estarão utilizando luz para iluminação do ciclo computador.
Placas e mapa do percurso
Conforme comentado quando da realização do brevet 400, nos brevets Audax não existe necessidade do uso de placa no quadro e nem de mapa desenhado do percurso. O brevet de 300 por contar com a participação de poucos e experientes ciclistas, será realizado de maneira simples e não serão confeccionados placas e mapa desenhado do percurso, a não ser o caso do percurso urbano.
Medalhas
O ciclista que concluir o brevet receberá como premiação a medalha e o certificado, mas também poderá realizar a encomenda da medalha francesa UAF do brevet 300km. Ainda não tenho previsão de recebimento destas medalhas que já foram encomendadas e pagas em julho de 2010.

Mais informações nas próximas postagens e via contato por e-mail

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Percurso brevet 300 km




Em breve serão divulgadas mais informações.

domingo, 7 de novembro de 2010

Os Sete Degraus do Audax Ciclismo

Com a realização do brevet 400 Audax foi possível perceber mais nitidamente algumas características do Audax.
Pedalada noturna
Exige mais atenção e apresenta mais dificuldades. Manter a média de 22,5 a noite, em trechos com subidas e algum vento contra, não é tão fácil quanto pode parecer.
O capitão de rota vai precisar de um ciclo computador com alguma iluminação noturna para facilitar o controle da média.
Andamento a 22,5 km/h
Em um brevet de andamento livre o ciclista poderá pedalar os 200km com uma média de até mais de 30 km/h e parando muito pouco para se alimentar. Quantas horas é possível manter uma média de 25 km/h, ou mais, sem carro de apoio, parando e se alimentando muito pouco? Quarenta? Cinqüenta?
O brevet de 400 mostrou que o mais cansativo nem sempre é pedalar, principalmente na média sustentável de 22,5, mas manter-se por longo tempo na estrada, sobre a bike e em movimento. Um randonneur experiente deve saber isto de longa data.
Neste brevet de 400 tivemos a oportunidade de perceber estes detalhes que podem fazer muita diferença. Este brevet deixou mais nítido os degraus da escala de dificuldades dos brevets Audax. Estes degraus nem sempre tem uma relação tão nítida com a distancia, mas mais focados no tempo de percurso e possibilidades de paradas e pernoites.

Os degraus

Os brevets de 100 e 150 km
São os brevets para iniciantes. Algumas vezes a dificuldade maior parece estar em controlar o pelotão e a ansiedade dos novatos.
Brevet de 200 km
É o primeiro brevet da série Audax própria dita. Apresenta as dificuldades normais de um brevet de 200 e estas dificuldades podem variar muito devido as condições climáticas. São aproximadamente 12 horas na estrada, tempo do pelotão, com paradas pré-determinadas e durante o dia.
Brevet de 400km
Segundo degrau apesar da distancia. São teoricamente dois brevets de 200km com um intervalo curto para pernoite. Trechos noturnos inevitáveis.
Brevet 300 km
São aproximadamente 19 horas de estrada, tempo do pelotão, com paradas rápidas e para refeições. Também tem trechos noturnos inevitáveis. A dificuldade maior do que o brevet de 400 é o fato de se ter um tempo maior sem pernoites. Largada na madrugada.
Brevet de 600
Em breve teremos oportunidade de descobrir este brevet. Com a experiência do brevet de 400 e com o estudo de como será Paris Brest Paris 2011 não fica difícil definir como será o brevet de 600. Largada no inicio da noite, percurso de pouco mais de 400 km com paradas rápidas e para refeição o que vai representar mais de 23h de viagem. Parada para pernoite com algumas horas de sono. Continuação no amanhecer do dia até o escurecer concluindo os pouco menos de 200km restantes.
Brevet 1000
Brevet especial da UAF. Realizado basicamente em 3 percursos de aproximadamente 335 km. Cada percurso pedalado em um tempo de viajem de aproximadamente 20 horas, tempo do pelotão, seguidas de uma parada para pernoite com aproximadamente 5 horas.

Brevet 1200
Paris Brest Paris Audax realizado a cada cinco anos, este é o único brevet de 1200km realizado na Formula Audax e o próximo será em 2011.
Para salvar o percurso
http://www.audax-uaf.com/cyclo/images/ITINPBP.pdf
Largada no inicio da noite
Primeira parte do percurso com 421 km. Uma noite e um dia inteiro com paradas rápidas e paradas para refeição. Um período parado para pernoite de algumas horas.
Segunda jornada com 312 km, seguido por uma nova parada para pernoite na madrugada.
Terceira jornada com 283 km, seguida de mais uma parada para pernoite. Alguma hora de sono.
Ultima jornada com aproximadamente 180 km e chegada.
Sobre o Paris Brest Paris Audax 2011 as informações em português estão sendo divulgadas no site http://www.audaxbresil.com.br/

O Próximo Degrau
Será o brevet de 300km do dia 28 de novembro e as informações serão divulgadas em breve.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Calendário Internacional Audax Marcha

Vale o registro
O primeiro Audax Marcha do Brasil a ser realizado em abril de 2011 e que já consta
no Calendário Internacional de Brevets Audax Marcha 2011.

Para baixar o calendário internacional:
http://www.audax-uaf.com/calendrier/Mdat2011.pdf

O brevet esta na ultima pagina.
Este brevet será realizado em Santa Cruz do Sul

O percurso do brevet 25 km já esta sendo definido e vai contar com trechos em trilhas, propriedades privadas e parques


Já estou ansioso para caminhar este brevet imperdível